Banca de DEFESA: ADALGISA MARIA ALENCAR DUTRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADALGISA MARIA ALENCAR DUTRA
DATA : 07/12/2021
HORA: 19:00
LOCAL: Canal do MHIST no Youtube
TÍTULO:

Viajando os sertões: Nestor Lima e a territorialização das cidades sertanejas na obra “Municípios do Rio Grande do Norte” (1938-1942)

 

PALAVRAS-CHAVES:

Territorialização. Nestor Lima. Sertão. Seridó. Assú.

 
 
 

PÁGINAS: 93
RESUMO:

Propõe um estudo sobre o processo de territorialização das Zonas Fisiograficas – Zona do Rio Seridó e Zona do Rio Assú a partir da obra Municípios do Rio Grande do Norte de autoria de Nestor dos Santos Lima. Nesse sentido consideramos a territorialização dessas zonas como sendo um processo de mudanças no âmbito administrativo e eclesiástico como agente de mudanças no processo de ocupação desses sertões. Considera-se o processo de territorialização desses espaços a partir da obra, pois, são retratados as caracteristicas dos sertões e suas singulatidades. A Zona do Rio Seridó é caracterizada pelas fontes documentais pesquisadas pelo autor, bem como, pelo uso das memórias enquanto fonte histórica. Buscamos com base em Michel de Certeau (2002) analisar ocontexto histórico da criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileira (IHGB) do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), para o entendimento do percurso intelectual do autor Nestor Lima e consquentemente as bases ideologicas que resultou na sua principal obra sobre as cidades do Rio Grande do Norte. A Zona do Rio Assú é retratada a partir das cidades que compõem a região de forma a ressaltar a fauna, flora e o processo de mudança histórica. Metodologicamente, parte da leitura e revisão bibliográfica, seleção e composição de um quadro das cidades e suas respectivas zonas, bem como, a análise qualitativa da obra, para o entendimento do processo histórico disposto pelo autor, Nestor Lima. Concluiu-se que o processo de escrita do autor resultou do seu lugar institucional enquanto agente do governo do estado e que os sertões do Seridó e do Assú foram descritos na historiografia de forma a ressaltar o processo de mudanças territoriais e que a memória aparece na obra fonte de pesquisa.

 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432663 - HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
Interno - 1414328 - JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
Externa à Instituição - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM - UERN
Notícia cadastrada em: 23/11/2021 14:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao