Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOEDNA RODRIGUES MARQUES

DISCENTE : MARIA JOEDNA RODRIGUES MARQUES
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)

Configurando espaços e sujeitos: o sertão e o sertanejo em Ademar Vidal(1940-1950)

Sertão. Intelectual. Ademar Vidal. Identidade. Cultura popular.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de Ademar Vidal sobre as categorias sertão e sertanejo, entre 1940 a 1950 e uma consequente identidade sertaneja na produção do intelectual Ademar Vidal, entre os anos de 1940 e 1950. Nossa problemática parte dos discursos convocados na elaboração desse sertão e sertanejo na produção vidaliana. Elencamos como ponto de partida para compreensão de sua produção as atuações intelectuais do paraibano, principalmente, vinculadas a instituições destinadas às produções culturais e literárias acerca da identidade paraibana, como a Sociedade Paraibana de Folclore (SPF) e o Instituto Histórico Geográfico Paraibano (IHGP), na década de 1940. Essas performances no cenário intelectual e cultural foram importantes na formulação de um discurso sobre caracterizações do povo e do espaço sertanejo, elencados em sua obra como elementos compositores de uma identidade paraibana, formulada a partir de práticas sociais e culturais, vivenciadas em três espacialidades: litoral, brejo ou várzea e sertão. Desta forma, compreender as concepções de Vidal sobre o sertão nos permite identificar as definições sobre essa categoria no cenário intelectual nas décadas de 1940 e 1950, em decorrência das constantes publicações vidalianas com o tema em periódicos e livros. Sendo assim, o recorte temporal está atrelado às produções vidalianas publicadas nessas décadas e, principalmente, as pesquisas culturais realizadas através de colaboradores sertanejos paraibanos, que foram utilizadas como fontes na produção de sua obra. Além disso, alguns de seus livros inéditos, embora não possuam datas, estão vinculadas a essas discussões. Utilizamos como fontes as referidas produções, ainda destacamos os inéditos disponíveis no IHGP, bibliografia e as correspondências enviadas ao potiguar Luís da Câmara Cascudo disponibilizadas no Instituto Câmara Cascudo, (Ludovicus), a partir das quais conseguimos mapear os estudos e produções realizadas acerca do sertão paraibano.

Externo à Instituição - FRANCISCO FIRMINO SALES NETO - UFCG
Presidente - 1414328 - JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
Interna - 1934542 - PAULA REJANE FERNANDES
Notícia cadastrada em: 12/11/2021 16:37