O sert(tão) nas/das imagens: construção de discursos na linguagem cinematográfica do filme Boi Neon sobre gênero nos sertões contemporâneos (2000-2005)
Cinema/Contemporâneo. Gênero. Masculinidades. Sertão.
Iconografias do sertão nunca pararam de ser enunciadas e produzidas por diversas modalidades de discursos como os da literatura, da novela, da pintura, da fotografia, das matérias de jornais e, também pelo discurso do cinema, em diferentes momentos e com diferentes estilos e formas. Nunca se produziu tanto usando o sertão enquanto categoria espacial, social e temporal, de onde surgiram imagens associadas a essa espacialidade e aos múltiplos sentidos comumente associados a essa região. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo compreender os discursos instituídos pelas imagens cinematográficas contemporâneas sobre o sertão e as relações de gênero aí prevalecentes, sobretudo, a construção das masculinidades sertanejas configuradas em um cenário de rupturas e continuidades em relação aos códigos morais que modelam o ser (tão). Assim, pensamos que o sertão nordestino, em suas novas imagens, está em processo de transição, ou seja, o sertão está de passagem, de uma dada temporalidade, de um estado visto e dito como arcaico, de um mundo antes rural, para a remodelagem da paisagem natural em urbana e pela diversidade de comportamento dos gêneros, em atividades que antes eram determinadas pela heteronormatividade e pelo patriarcado.