Memória, escrita de si e identidades nos sertões: ensaio sobre a busca por novas alteridades nas fronteiras [artigo]

Conheça mais sobre o artigo "Memória, escrita de si e identidades nos sertões: ensaio sobre a busca por novas alteridades nas fronteiras", de autoria do Dr. Evandro dos Santos, professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Campus de Caicó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O professor Evandro Santos também atua no Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN), como docente permanente, vinculada à Linha de Pesquisa II – Historiografia e representações dos sertões.

 

Resumo do artigo: O artigo, escrito em formato ensaístico, problematiza as possibilidades e limites da escrita da história desde os sertões, tomando por ponto de partida a dimensão social da produção do conhecimento científico, em particular, no que diz respeito aos jogos de poder que caracterizam os ambientes institucionais nacionais e internacionais. Além disso, o estudo tem por escopo refletir sobre o impacto do olhar exclusivamente exterior sobre as regiões de fronteira, como são, de modo geral, os sertões, em especial, no que se refere à construção de memórias e identidades totalizantes. Por fim, apresenta-se um estudo de caso, desde o sertão do Rio Grande do Norte (Brasil), sendo este resultado de pesquisa mais ampla, desenvolvida nos últimos anos acerca dos sertões nordestinos.

 

O artigo foi publicado no periódico Projeto História, revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História da PUC-SP, v. 69 (2020), no dossiê Fronteiras, sertões e territórios.

 

Para acessar o artigo, clique no link https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/49490.

Notícia cadastrada em: 22/12/2020 20:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao