O Grupo de Pesquisa História dos Sertões convida para a realização de reunião, sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2020, a partir das 17:00h, no link abaixo, com a seguinte programação:
Palestra: “O Sertão vai virar mar”
Palestrante: Dr. João de Castro Maia Veiga Figueiredo - Pesquisador do CEDIS/Universidade Nova de Lisboa
Biografia: João Figueiredo é investigador pós-doutorado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, onde trabalha no projecto "Pluralismo Legal no Império Português, séculos XVIII a XX." Colabora com a Cátedra Mota Engil de Direitos Africanos, e faz parte do grupo consultivo do futuro Memorial em Homenagem às Pessoas Escravizadas de Lisboa. Publica sobre história de Angola, focando-se nos séculos XIX e XX, a história do racismo no terceiro império português, e a história das colecções etnográficas em Portugal.
Debatedor: Dr. Sérgio Neto - Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS 20 - Universidade de Coimbra
Link para a Sala Virtual: https://www.youtube.com/watch?v=x9HeSfstQjM
Texto-base para discussão:
FIGUEIREDO, João. Diamond Desire – Probing the Epistemological Entanglements of Geology and Ethnography at Diamang (Angola). South African Historical Journal, [S.l.], 2020.
Cordialmente,
Prof. Joel Carlos de Souza Andrade
Prof. Helder Alexandre Medeiros de Macedo
Líderes do Grupo de Pesquisa História dos Sertões