Os sertões em debate: fronteiras, secas e instituições [artigo]

Os sertões em debate: fronteiras, secas e instituições

 

Conheça mais sobre o artigo "Os sertões em debate: fronteiras, secas e instituições", de autoria da Dr.ª Juciene Batista Félix Andrade, professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Campus de Caicó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A professora Juciene Andrade também atua no Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN), como docente permanente, vinculada à Linha de Pesquisa I – Cultura material, sociedade e poder nos sertões.

 

Resumo do artigo: A temática das “secas” ganhou uma fortuna crítica no Nordeste brasileiro. Pode-se afirmar que a seca, enquanto temática, além de uma problemática natural e social, consiste num problema historiográfico. Face a esta abrangência, e compreendendo que a temática ainda pode ser objeto de uma reflexão no âmbito de uma história dos sertões, realiza-se esta rápida incursão. É que em torno das secas foram construídos repertórios de memória, em diferentes suportes documentais, casos e cronologias, políticas públicas e investimentos técnicos e científicos, articulações entre local, regional e global, que deram evidências aos dilemas humanos em termos de trabalho, mobilidade e saúde.

 

O artigo foi publicado no periódico Projeto História, revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História da PUC-SP, v. 69 (2020), no dossiê Fronteiras, sertões e territórios.

 

Para acessar o artigo, clique no link https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/49500.

Notícia cadastrada em: 01/12/2020 15:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao