O campo intelectual como espaço de ritualização do poder: IHGRN, historiografia e saber (1945-1971) [artigo]

Conheça mais sobre o artigo "O campo intelectual como espaço de ritualização do poder: IHGRN, historiografia e saber (1945-1971)", de autoria do discente Ledson Marcos Silva, mestrando do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN) e Bolsista CAPES.

Resumo do artigo: O artigo discute a historiografia produzida no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), com o objetivo de analisar a ritualização do poder formulada pelos sócios. Portanto, buscamos trazer à lupa, a partir da Revista do IHGRN, elementos simbólicos, usos do passado, usos políticos da história, todo um trabalho realizado discursivamente nesta rede de sociabilidade potiguar. Assim, é possível consideraras narrativas desses intelectuais como instrumento para ganhos de legitimidade, ou seja, um recurso simbólico, dentro do grêmio. Com isso, pode-se ter em mente uma das formas que os usos do passado foram feitos por uma das instituições mais antigas do Estado potiguar, por conseguinte, na historiografia norte-rio-grandense. Para realizar essa investigação, a leitura será guiada a partir do conceito de campo intelectual, do sociólogo francês Pierre Bourdieu.

O artigo foi publicado no periódico Vernáculo, revista discente do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, n. 46, segundo semestre de 2020.

O mestrando Ledson Silva é aluno do MHIST-CERES-UFRN, sob orientação do Prof. Dr. Evandro dos Santos, e bolsista CAPES.

Para acessar o artigo, clicar em https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/view/74828.

Notícia cadastrada em: 26/11/2020 17:11