Chico Jararaca - um cabra de Antônio Silvino, o "Rifle de Ouro"

Neste documentário, do canal Cangaçologia, o professor Lourival Andrade Junior, do Mestrado em História dos Sertões e da Trapiá Cia Teatral, discorre sobre Francisco Nicácio Sobrinho, o "Chico Jararaca".


O documentário pode ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=pJErXcs-rfQ&pbjreload=101.


Confira, aqui, a sinopse:

 

"Francisco Nicácio Sobrinho ou "Chico Jararaca", como era conhecido no cangaço, fez parte do bando do célebre Antônio Silvino o "Rifle de Ouro" que é apontado como o cangaceiro mais importante da história antes do surgimento de Lampião.


Após abandonar o cangaço, com o aval de Antônio Silvino, Chico Jararaca retornou para sua região de origem e passou a ter uma vida simples e honesta e principalmente longe das armas, não se tendo conhecimento de nenhum crime praticado por ele tanto nos tempos de cangaço, quanto após esse período. A importância do personagem em questão se dá pelo fato dele ter feito parte do bando cangaceiro mais destacado de sua época e por ter estado ao lado e convivendo com importantíssimas figuras destacadas da história cangaceira.


Chico Jararaca ao longo da vida prestou importantes depoimentos e é um dos poucos cangaceiros do bando de Antônio Silvino que foram entrevistados e que teve sua imagem registrada, graças aos esforços de antigos estudiosos e pesquisadores do passado.

 

Um personagem que cuja a história é pouco conhecida entre pesquisadores e estudiosos do tema em questão e que a partir de agora através desse documentário que conta com o depoimento do Professor Lourival Andrade Júnior da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudioso da biografia do cangaceiro, passará a ter maior notoriedade e destaque dentro da historiografia do cangaço." (Fonte: Geraldo Antônio de Souza Júnior - criador e administrador do canal Cangaçologia).

 
 
 
Notícia cadastrada em: 26/08/2020 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao