Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHNNYS JORGE GOMES ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOHNNYS JORGE GOMES ALENCAR
DATA : 26/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)
TÍTULO:

INTELECTUAIS NO SERTÃO: o Club Romeiros do Porvir, a produção e circulação de representações em torno da intelectualidade, da cidade do Crato-CE e dos sertões (1900-1910)

 

PALAVRAS-CHAVES:

Cariri cearense. Cidade do Crato. História Intelectual dos Sertões. Intelectuais. Sertões.

 

PÁGINAS: 94
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo investigar como os membros do Club Romeiros do Porvir construíram e circularam representações a respeito dos integrantes do grupo e em torno da cidade do Crato, localizada na região do Cariri cearense. Investiga-se, nesse caso, a trajetória intelectual de alguns membros da agremiação e práticas culturais emergentes no final do século XIX, capazes de proporcionar condições para fundação do Club Romeiros do Povir; busca-se compreender como a atuação intelectual e cultural, dos membros do grupo, contribuiu para a construção e circulação de representações em torno dos mesmos e dos espaços em que estavam inseridos; e, por fim, analisa-se as formas como os intelectuais se apropriaram e circularam representações em torno do sertão, nesse caso, a partir do Cariri cearense. O trabalho de pesquisa realizado neste estudo, foi norteado, principalmente, pelos parâmetros da Análise do Discurso, pois no trato com as fontes (jornais, textos literários, documentos administrativos) compreendeu-se uma leitura inter e intratextual. Para alcançar os resultados expostos ao longo desse texto foram estabelecidos diálogos entre a História Cultural e a História Intelectual, operacionalizados desde o campo da História dos Sertões. Entende-se, portanto, que os intelectuais são agentes indispensáveis para a compreensão dos sertões e do sertão ao longo da trajetória do conceito e dos espaços que esse passou a nomear.

 

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JUÇARA LUZIA LEITE - UFES
Interno - 1244548 - EVANDRO DOS SANTOS
Interno - 1414328 - JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
Presidente - 1934542 - PAULA REJANE FERNANDES
Notícia cadastrada em: 04/08/2020 11:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao