Os indígenas e os sertões

Conheça mais sobre o artigo "À sombra do Jardim: apontamentos sobre o 'desaparecimento' indígena na Povoação do Jardim das Piranhas (Ribeira do Piranhas, séculos XVIII e XIX)", de autoria da mestranda Maria Alda Jana Dantas de Medeiros, do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado em História dos Sertões (MHIST-CERES-UFRN).
 
Resumo do artigo: Discute o “desaparecimento” indígena na historiografia sobre a Povoação do Jardim das Piranhas, gênese do município de Jardim de Piranhas-RN, à luz de documentações dos séculos XVIII e XIX. Tem como fonte cartas de sesmarias concedidas pela Capitania da Paraíba e livros de assentos religiosos da Freguesia da Gloriosa Senhora de Santa Ana do Seridó, conservados na Paróquia de Santa Ana de Caicó-RN. Partindo da abordagem metodológica da História Quantitativa e Serial, se alinha às considerações de Carlo Ginzburg no trato com as fontes, no uso do método onomástico e do paradigma indiciário. Elucidou-se a inviabilidade de sustentar uma narrativa pautada no “desaparecimento” dos povos indígenas, haja vista que, mesmo com esfarelamento do mundo nativo, indígenas e seus remanescentes continuaram como personagens na trama histórica, através de adaptações, estratégias e resistências.
 
O artigo foi publicado no periódico Faces da História - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP - Assis (v. 7, n 1 - 2020 - Dossiê Povos indígenas nas Américas: presenças, ocultamentos e resistências).
 
A mestranda Maria Alda Jana Dantas de Medeiros é orientada pelo Prof. Dr. Helder Alexandre Medeiros de Macedo.
 

IMAGEM:
"Índia Tarairiu", pintura de Albert Eckhout (século XVII). Acervo digital do Museu de Arte para a Pesquisa e Educação (MARE-UNICAMP). Disponível em: https://mare.art.br/wp-content/uploads/IndiaTarairiuEckhout.jpg
Notícia cadastrada em: 17/07/2020 19:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao