Brasiliana - O Velho Chico Quer Nascer de Novo

Documentário de Mario Kuperman – Futura Filmes

Sinopse: Há muitos anos se diz que a nascente do Rio São Francisco fica no topo da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Mas há uma descoberta recente, confirmada por fotos de satélite: o Velho Chico nasce mais a noroeste, onde brotam as águas do Samburá.
Logo após o descobrimento, as fazendas de gado criado solto começaram a ocupar as margens do rio que passou a ser conhecido como “dos Currais”.

Muito distante das capitais, a região viu surgir um tipo característico de mando: o “coronelismo”, aquele poder exacerbado, exercido pelos proprietários rurais, que fizeram da política um negócio das elites.

A história do rio começaria a mudar em meados do século XX, quando foi construida, em Três Marias, a primeira das diversas barragens que, além de controlar as devastadoras enchentes do Velho Chico, destinavam-se à instalação de usinas geradoras de energia elétrica.

Desde então, vultosos investimentos públicos tentam integrar a região à economia do país. Assim surgiu, ao redor de Juazeiro e Petrolina, o sistema de irrigação que tornou possível uma fruticultura de resultados espetaculares.

No vale do rio São Francisco porém, uma população de baixa renda, e escolaridade primária, continua obediente aos ditames da velha mentalidade colonial. Como consequência, os benefícios gerados pelos investimentos governamentais, em sua maioria, fluem para fora da região. Aqui, o peso da história chega a dificultar um melhor entendimento de algumas questões básicas.

À medida que percorre o curso do rio, o documentário invoca fatos, pela voz dos habitantes, e suas idéias quanto aos obstáculos que retardam o desenvolvimento da região.

Falta uma elevação dos padrões de educação e de cultura, para reverter a favor dos habitantes do vale do Velho Chico, os frutos da exploração econômica deste rio.

Dirigida por Mario Kuperman a série Brasiliana mostra o Brasil de norte a sul, leste a oeste, sob diferentes aspectos, por meio de depoimentos e registros de imagem. Pesquisando e retratando da cultura regional à história, da economia aos costumes, das questões sociais ao resgate da memória e da identidade cultural, dos temas ambientais às características geográficas de cada região, a equipe desta série rodou 11 estados brasileiros por mais de um ano para revelar o Brasil em toda a sua diversidade.

Crédito da imagem: Jean Alves
Notícia cadastrada em: 04/06/2020 15:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao