Diário da Missão Paraíba-Pernambuco - Dia 5



Ainda em Bonito-PE, em 20 de dezembro de 2019, último dia da Missão, saímos da Pousada Casa Grande e visitamos a necrópole da cidade, o Cemitério Padre Cícero do Juazeiro. A seguir, realizamos pesquisa bibliográfica na Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Menezes, onde encontramos obras sobre a história do município e literatura regional.
Na sequência, visitamos o atelier do artista visual Marcelo Júlio, que nos proporciou uma rica exposição sobre as suas produções em termos de técnicas, materiais e inspirações, especialmente, aquelas que tocam em temáticas ligadas ao Sebastianismo e ao movimento da Serra do Rodeadouro.

Por fim, nos dirigimos ao sítio Serra do Rodeadouro, localizado a poucos quilômetros da sede do município. Nas proximidades do palco do episódio sebastianista, que culminou com o ataque do governo de Pernambuco em 1820, contemplamos a paisagem e entramos em contato com moradores, em especial, a professora Glaudecir (Cici), cujas narrativas atualizam o lugar emblemático daquele sítio enquanto espaço de memórias, crenças e lutas.
Por fim, o grupo regressou ao ponto de partida, Caicó-RN.

Com mais esta missão, reforçamos a importância dada pelo Mestrado em História dos Sertões (MHIST) à necessidade de um contato extramuros com a paisagem, sujeitos e seus produtos culturais.
Agradecemos à Pró-reitoria de Pós-Graduação e ao Centro de Ensino Superior do Seridó da UFRN pelo apoio!

Prof. Helder Macedo - MHIST-CERES-UFRN
Prof. Joel Andrade - MHIST-CERES-UFRN
Prof. Lourival Andrade - MHIST-CERES-UFRN
Prof.ª Paula Rejane - - MHIST-CERES-UFRN

Créditos das imagens: equipe da missão e Paulo Medeiros

Notícia cadastrada em: 08/01/2020 18:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao