Missão de Pesquisa Arqueológica

 

No período de 25 de novembro a 01 dezembro de 2019, o professor Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva, junto à equipe do LAS - Laboratório de Arqueologia do seridó, esteve realizando escavações arqueológicas em Acari e Caicó. Neste último território, foram feitas intervenções no Sítio Culumins.

 

Para saber mais sobre o projeto


A existência de fazendas no Seridó Potiguar remonta ao século XVII, quando da primeira data de Sesmaria na região. Desde então, inicialmente devido a criação de gado e posteriormente em períodos de ascensão da economia algodoeira, diferentes tipos de morada foram construídos, desde estruturas de taipa, sobre as quais há ausências de evidências físicas na contemporaneidade, à estruturas em pedra e/ou tijolos. Essas casas também sofreram processos de alteração em sua espacialidade e, principalmente, representam dinâmicas sociais e culturais específicas, as quais, podem estar também expressas na cultura material passível de recuperação arqueológica nesses locais. Neste sentido, destacamos que o projeto visa compreender a ocupação sertaneja no Seridó Potiguar, a partir de levantamentos documentais, pesquisas de campo e laboratório na área de arqueologia, com foco nas casas sede de fazendas e estruturas a essas associadas, sejam essas de caráter econômico, de moradia, de culto ou de trabalho. Na busca pelas vivências dos grupos humanos, buscasse a compreensão dos espaços habitados e os padrões passiveis de relação com as vivências das pessoas nesses lugares. Destacamos ainda, as possibilidades de envolvimento de discentes e docentes em temáticas ligadas ao patrimônio cultural e, como tal, a oportunidade de compreensão e uso cultural, pedagógico e científico dos dados históricos e arqueológicos provenientes de pesquisas nos municípios do Seridó Potiguar.

 

Para saber mais sobre a Missão:
Fanpage - https://www.facebook.com/ppghsertoes/
Instagram- https://www.instagram.com/historia.dos.sertoes/?hl=pt-br

 
Crédito da imagem: equipe do Laboratório de Arqueologia do Seridó
 
 
Notícia cadastrada em: 18/12/2019 08:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao