Missão de Pesquisa Fortaleza

 

No período de 25 a 29 de novembro de 2019, com recursos oriundos da UFRN, as professoras Jailma Maria de Lima, Juciene Batista Félix Andrade e Paula Rejane Fernandes, do MHIST-CERES-UFRN, estão em Fortaleza-CE em Missão de Pesquisa, com o objetivo de realizar pesquisa no acervo do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), relacionada ao material técnico da instituição que durante anos foi responsável pelo planejamento de diversos projetos para atender às demandas da região Nordeste. Em especial, as relativas ao planejamento de estradas de rodagem, construção de açudes, publicação e financiamento de pesquisas pioneiras de combates as secas e suas consequências, especialmente na construção de políticas públicas de combate as secas.

 

A seca e os problemas ligados a ela como a miséria, a fome, as doenças, os flagelados foram discutidos e enfrentados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Para tanto, foram criados projetos de açudagem, irrigação, plantio de mudas, postos agrícolas, estradas de rodagem, piscicultura todos com o objetivo de intervir e de propor soluções. Os projetos, os mapas, os boletins e os relatórios produzidos pelos engenheiros que atuaram no DNOCS, bem como obras raras sobre a flora brasileira, sobre agronomia no começo do século XX, diversos estudos sobre a seca, clima, irrigação, e sobre a região Nordeste podem ser encontrados e pesquisados na Biblioteca Zenaide Sá Carneiro da Cunha, localizada no 1º andar do edifício do DNOCS, em Fortaleza – CE.

 

A Missão de Pesquisa Fortaleza tem por objetivo, assim, coletar documentação e bibliografia para subsidiar pesquisas das professoras Jailma Lima, Juciene Andrade e Paula Fernandes, e, bem assim, do MHIST-CERES-UFRN.

 

Créditos das imagens: equipe da missão

Notícia cadastrada em: 28/11/2019 08:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao