Banca de QUALIFICAÇÃO: APOENA MEDEIROS PINHEIRO DUTRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : APOENA MEDEIROS PINHEIRO DUTRA
DATA : 05/06/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Departamento de Odontologia
TÍTULO:

AVALIAÇÃO CLÍNICA LONGITUDINAL DO EFEITO DA IMPLANTOPLASTIA EM PACIENTES COM PERI-IMPLANTITE: ACOMPANHAMENTO DE 24 MESES.


PALAVRAS-CHAVES:

Peri-implantite; Implantoplastia; Estudo Clínico.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A peri-implantite é uma doença inflamatória induzida pelo biofilme, que afeta os tecidos ao redor dos implantes osseointegrados funcionalmente, caracterizada pela inflamação da mucosa peri-implantar, juntamente com a reabsorção progressiva do osso de suporte. A terapia cirúrgica para o tratamento da peri-implantite moderada a grave é um método indicado para o tratamento da doença peri-implantar, que compreende procedimentos de acesso para descontaminação, ressecção ou regeneração. A implantoplastia é uma abordagem realizada durante o acesso cirúrgico que vai propor a modificação mecânica e/ou biológica da superfície do implante incluindo a remoção de roscas expostas e alisamento da superfície para permitir uma menor formação de bioflme. O objetivo do presente estudo observacional clínico longitudinal é avaliar os parâmetros clínicos comparando o efeito da implantoplastia com o debridamento mecânico em pacientes com peri-implantite ao longo do tempo. Os participantes do estudo foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos com 13 participantes e 33 implantes: a) Grupo controle: acesso cirúrgico + debridamento mecânico e b) Grupo teste:  acesso cirúrgico + debridamento mecânico + implantoplastia. Os pacientes foram examinados de acordo com os seguintes parâmetros clínicos: Índice de Placa Visível -IPV, Índice de Sangramento Gengival -ISG, Profundidade de Sondagem -PS, Sangramento à Sondagem -SS e Faixa de Mucosa Ceratinizada -MC. Os parâmetros foram avaliados no baseline e serão acompanhados após um período aproximado de 24 meses. Os dados serão avaliados estatisticamente pelos testes de Friedman e Mann-Whitney, utilizando um nível de significância de 5%.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1660087 - BRUNO CESAR DE VASCONCELOS GURGEL
Interno - 1244198 - FRANCISCO LEONARDO DA SILVA JUNIOR
Interno - 3291876 - ITALO DE MACEDO BERNARDINO
Notícia cadastrada em: 29/05/2023 16:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao