Banca de DEFESA: DENNYS RAMON DE MELO FERNANDES ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENNYS RAMON DE MELO FERNANDES ALMEIDA
DATA : 03/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA REMOTA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA VIA HIPPO NO REPARO DA MUCOSITE ORAL QUIMICAMENTE INDUZIDA EM MODELO MURINO SUBMETIDA A TRATAMENTO COM LASER, GELÉIA REAL OU PRÓPOLIS.


PALAVRAS-CHAVES:

 Mucosite oral. Fitoterápicos. Laser. Via Hippo


PÁGINAS: 55
RESUMO:

A via hippo é uma via de transdução de sinal altamente conservada que está implicada no desenvolvimento, homeostase e regeneração celular/tecidual. A YAP tem papel fundamental na via hippo uma vez que junto com a TAZ ativam fatores de transcrição que levam ao crescimento, diferenciação e migração celular. O mecanismo de fosforilação da YAP/TAZ pela LATS1/LATS2 cria um sítio de ligação para manter a YAP no citoplasma (fosforilada) impedindo suas funções a nível nuclear. Diante das importantes funções desta via no reparo e crescimento tecidual, esta pesquisa avaliou o perfil de imunomarcação das proteínas YAP e LATS2 em mucosite oral (MO) quimicamente induzida pelo 5- fluoracil (5-FU), em modelo murino, tratada com própolis (P) e geleia real (GR) e laser (FBM) comparadas ao grupo controle (C) sem tratamento. Foram utilizadas amostras de ratos machos wistar divididos nos seguintes grupos: controle (C), própolis (P), geleia real (GR) e laser (FBM) (intraoral 6 J/cm2separados em três tempos experimentais: dias 08, 10 e 14Na análise de imunomarcação da YAP, no dia 08, o grupo controle obteve os escore 0 e 1 na maioria das amostras, já nos dias 10 e 14 a maior parte das amostras obteve os escore 2 e 3. Nos grupos experimentais (P, GR,  e FBM), o escore 2 prevaleceu em todos os tempos experimentais.  Para LATS2 houve prevalência do escore 2 tanto no grupo controle quanto nos grupos experimentais. Em relação a análise estatística da imunoexpressão da proteína YAP, verificou-se diferença estatítica significativa (p= 0,020), apenas no dia 08 entre o grupo controle comparado aos grupos experimentais (P, GR e FBM). Já para LATS2 nenhuma diferença estatística foi encontrada. Na avaliação estatística dos diferentes tempos experimentais dentro um mesmo grupo, só foi encontrada diferença estatística significativa no grupo laser e apenas para LATS2 (p=0,025). Adicionalmente foi realizada a correlação de spearman, entre YAP e LATS2 para todos os grupos, porém não houve associação estatística significativa. A maior imunoexpressão de YAP e LATS2 (escores 2 e 3) observada nos grupos experimentais, indica que a via hippo é ativada e parece influenciar o processo de reparo nas mucosites orais quimioinduzidas e tratadas pelos diferentes métodos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2220417 - CARLOS AUGUSTO GALVAO BARBOZA
Interna - 2492713 - ERICKA JANINE DANTAS DA SILVEIRA
Externa à Instituição - GLÓRIA MARIA DE FRANÇA - UFAL
Externo à Instituição - LUIZ ARTHUR BARBOSA DA SILVA - F.M.Nassau
Presidente - 1298808 - MARCIA CRISTINA DA COSTA MIGUEL
Notícia cadastrada em: 17/02/2023 09:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao