Banca de DEFESA: RODOLFO XAVIER DE SOUSA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLFO XAVIER DE SOUSA LIMA
DATA : 27/01/2023
HORA: 08:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA - AUDITÓRIO
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA DE UM SELANTE RESINOSO COM PROPRIEDADES ANTIMICROBIANAS ASSOCIADAS À INCORPORAÇÃO DO EXTRATO DO CAULE DE SCHINOPSIS BRASILIENSIS (BRAÚNA)


PALAVRAS-CHAVES:

selantes de fossas e fissuras; fitoterápicos; cárie dental.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Introdução: os selantes resinosos possuem atividade preventiva e terapêutica da cárie dentária oclusal por ação mecânica. Não existem relatos destes materiais com propriedades antimicrobianas e, neste ensejo, a adição de princípios ativos obtidos de fitoterápicos configura como uma opção possível para resolver esta limitação. Objetivos: avaliar o potencial antimicrobiano do selante Fluroshield® enriquecido com o extrato do caule de Schinopsis brasiliensis (Braúna), bem como, a liberação do princípio ativo, grau de conversão e resistência de união imediata ao esmalte dos materiais experimentais. Metodologia: trata-se de um estudo experimental “in vitro”. As cascas da Braúna foram secas a 40 ± 1 °C e o extrato etanólico foi obtido por percolação do pó da casca da Schinopsis brasiliensis. O selante comercial Fluroshield (Dentsply) foi enriquecido com as proporções em massa (g) [0% (Controle), 20%, 10%, 5%, 2,5% e 1,25%]. Foi realizada a avaliação da Inibição da Formação de Biofilme, a liberação do princípio ativo (ácido gálico) foi aferida através de Ultra Cromatografia Líquida de Alta Performance (UHPLC), a resistência de união (RU) imediata ao esmalte foi avaliada através do microcisalhamento e o grau de conversão (GC) através do Micro-Raman. Os valores finais foram submetidos aos testes de normalidade Shapiro-Wilky (p > 0,05) e Levene. Os dados paramétricos foram submetidos a análise de variância (ANOVA one-way) com pós-teste de Tukey (p <0,05) e os não paramétricos através do teste de Kruskal-Wallis com pós-teste de Dunn’s através do software GraphPad Prism 8 e Microsoft Excel 2018. Resultados: materiais com maior % de extrato apresentaram menor GC, não houve diferença estatisticamente significativa para RU entre os diferentes grupos, houve liberação do princípio ativo em meio aquoso em todos os materiais e os grupos com 20% e 10% de extrato em massa foram capazes de inibir a formação de biofilme de maneira semelhante ao controle positivo (clorexidina 0,12%). Conclusão: a adição do extrato de Schinopsis brasiliensis em concentrações entre 10% e 20% apresenta-se como uma alternativa promissora para a obtenção de propriedades antimicrobianas em selantes resinosos.   


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2042290 - BONIEK CASTILLO DUTRA BORGES
Externa ao Programa - 1718635 - ISABELITA DUARTE AZEVEDO - UFRNInterna - 2292784 - ISAUREMI VIEIRA DE ASSUNCAO
Externa à Instituição - LETÍCIA VIRGINIA DE FREITAS CHAVES - UNP
Externa à Instituição - LUANA MARIA MARTINS DE AQUINO - UNINASSAU
Notícia cadastrada em: 25/01/2023 10:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao