Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA LIMA DO NASCIMENTO MARINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EDUARDA LIMA DO NASCIMENTO MARINHO
DATA : 07/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

IMPACTO DA BIOMODIFICAÇÃO COM EXTRATO DE SCHINOPSIS BRASILIENSIS (BRAÚNA) NA RESISTÊNCIA MÁXIMA À TRAÇÃO DE UM SELANTE RESINOSO.


PALAVRAS-CHAVES:

selante de fóssula e fissura; agente antibacteriano; doenças orais; Schinopsis brasiliensis.


PÁGINAS: 16
RESUMO:

Introdução: os selantes resinosos apresentam uma alta taxa de sucesso na prevenção da cárie dentária, porém não possuem atividade antibacteriana, sendo a incidência de novas lesões um dos fatores que ainda causam impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. A biomodificação com o extrato da Schinopsis brasiliensis (Braúna) pode ser uma alternativa no aperfeiçoamento das suas características clínicas. Objetivo: Avaliar se a biomodificação do selante Fluroshield® com diferentes concentrações do extrato do caule do Schinopsis brasiliensis afeta sua resistência máxima à tração (resistência coesiva). Metodologia: o extrato foi pesado em balança analítica e misturado ao selante nas concentrações de 0 mg/mL (controle), 2 mg/mL, 0,5 mg/mL e 0,125 mg/mL meio de máquina centrífuga. Amostras em formato de barra com dimensões de 8 mm (comprimento) x 2 mm (largura) e 1 mm (espessura) foram confeccionadas (n=3) e submetidas ao teste de resistência máxima à tração em máquina de ensaio semi universal (OM 100). Antes da fixação delas nas placas de ensaio, a medida da secção transversal (mm2) foi aferida com paquímetro. Os dados foram obtidos em Kgf e transformados em MPa. A análise estatística foi realizada pelo teste de Kruskal-Wallis (p<0,05). Resultados: A resistência máxima à tração dos grupos em mediana (mínimo-máximo) dos grupos 0 mg/mL (controle), 2 mg/mL, 0,5 mg/mL e 0,125 mg/mL foi, respectivamente, 56 (29-56), 53 (45-60), 48 (46-62) e 61 (38-64). Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (p=0,8). Conclusão: a adição do extrato do caule de Schinopsis brasiliensis não reduziu a resistência máxima à tração do selante Fluroshield®.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2042290 - BONIEK CASTILLO DUTRA BORGES
Externa à Instituição - DÉBORA MICHELLE GONÇALVES DE AMORIM
Externa à Instituição - LETÍCIA VIRGINIA DE FREITAS CHAVES
Notícia cadastrada em: 24/02/2022 19:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao