Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO LEITE MACHADO DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO LEITE MACHADO DA SILVEIRA
DATA : 23/03/2022
HORA: 17:00
LOCAL: DOD (VIRTUAL)
TÍTULO:

Avaliação dos padrões cardiovasculares e da concentração sérica de catecolaminas em pacientes submetidos à cirurgia oral sob anestesia local com vasoconstrictores.


PALAVRAS-CHAVES:

Anestésicos locais; Epinefrina; Cardiopatias; Vasoconstritores; Cirurgia bucal.


PÁGINAS: 10
RESUMO:

O uso de anestésicos locais em Odontologia é essencial para a realização de procedimentos que possam causar dor aos pacientes. Sua associação com vasoconstrictores aumenta a eficácia da anestesia, promove hemostasia local e diminui o risco de intoxicação sistêmica pelos anestésicos. No entanto, anestésicos locais com vasoconstrictores podem causar alterações cardiovasculares importantes e que demandam cuidado e monitorização por parte dos profissionais. Um ensaio clínico controlado e randomizado será desenvolvido para avaliar se o uso de anestésicos locais com vasoconstrictores são capazes de causar alterações cardiovasculares em pacientes saudáveis e com cardiopatia diagnosticada após a administração de lidocaína com epinefrina 1:100.000 em procedimentos de cirurgia oral. Os pacientes serão operados em ambulatório e será mensurada a quantidade de anestésico local utilizada, a frequência cardíaca, a pressão arterial sistêmica, a saturação de oxigenação, além da realização de um exame de Holter (avaliação de eventos isquêmicos e extrassístoles ventriculares) e da mensuração da concentração sérica de catecolaminas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2379951 - ADRIANO ROCHA GERMANO
Interno - 1879551 - FABIO ROBERTO DAMETTO
Externo à Instituição - ANIBAL HENRIQUE BARBOSA LUNA - UFPB
Notícia cadastrada em: 17/02/2022 10:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao