Banca de DEFESA: DAVI NETO DE ARAÚJO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVI NETO DE ARAÚJO SILVA
DATA : 24/09/2021
HORA: 11:00
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL
TÍTULO:

EFICÁCIA ANTI-HIPERGLICEMIANTE, ANTI PERDA ÓSSEA  E ANTI-INFLAMATÓRIA DO PROBIÓTICO LACTOBACILLUS RHAMNOSUS EM1107 EM MODELO EXPERIMENTAL DE PERIODONTITE ASSOCIADA A DIABETES.

 

PALAVRAS-CHAVES:

 probióticos, periodontite, diabetes, metformina, ratos. 


PÁGINAS: 115
RESUMO:

A doença periodontal (DP) e a diabetes mellitus (DM) possuem uma relação bidirecional bem estabelecida uma vez que compartilham mecanismos inflamatórios crônicos semelhantes. Por seus efeitos microbianos e imunológicos, a terapia probiótica tem sido sugerida como um adjuvante ao tratamento periodontal não cirúrgico, bem como adjunto para a diabetes, associada a metformina (MET) o fármaco padrão para o tratamento da diabetes. o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia anti-hiperglicemiante, anti-perda óssea e anti-inflamatória do probiótico Lactobacillus rhamnosus EM1107 em modelo experimental de periodontite induzida por ligadura em ratos diabéticos tratados com metformina. Este ensaio pré-clínico, in vivo, randomizado, cego e controlado foi composto por 114 ratos Wistar machos divididos aleatoriamente em seis grupos com 19 animais cada: controle, ligadura, ligadura/DM, ligadura/Prob, ligadura/DM/Prob e ligadura/DM/Prob/Met. Durante 30 dias os animais receberam probiótico via gavagem oral. A DM foi induzida no 14º dia do experimento com injeção de Streptozotocin (STZ) na veia peniana, seguida pela colocação de ligadura para indução da DP e gavagem de MET no 19º dia, e eutanásia no 30º dia. Observou-se uma redução extremamente significativa da glicose sérica tanto nos grupos Prob quanto no grupo Metformina (p<0,001) pela análise bioquímica. A análise microtomográfica (μCT) nas maxilas evidenciou  que os animais diabéticos tratados com probiótico e com metformina tiveram perda óssea linear e volumétrica significativamente menor do que aqueles que não tiveram tratamento algum. Pela análise histomorfológica (HE), todos os grupos que receberam probiótico tiveram uma redução do infiltrado inflamatório, além de uma preservação de cemento e do osso alveolar. A análise pelo TRAP revelou que o  grupo Ligadura/DM/Prob/Met apresentou a maior redução na contagem de osteoclastos (p<0,01). Observou-se redução significativa de IL-1β e TNF-α nos grupos Ligadura/Prob (p<0,05) e Ligadura/DM/Prob (p<0,01) por meio do ensaio ELISA em tecido gengival. Nossos achados sugerem eficácia anti-hiperglicemiante, anti perda óssea e anti-inflamatória do probiótico Lactobacillus rhamnosus EM1107 admnistrado tanto isoladamente quanto em associação com a Metformina em quadros de DM com DP.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BEATRIZ DE BRITO BEZERRA - UNICAL
Presidente - 2085732 - ANA RAFAELA LUZ DE AQUINO MARTINS
Externo ao Programa - 1752956 - EULER MACIEL DANTAS
Externa à Instituição - Flavia Q Pirih - UNICAL
Interna - 1958729 - RUTHINEIA DIOGENES ALVES UCHOA LINS
Notícia cadastrada em: 14/09/2021 15:50
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao