Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL BATISTA BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL BATISTA BORGES
DATA : 23/06/2021
LOCAL: Plataforma Remota

COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS CIRÚRGICAS PARA RECOBRIMENTO RADICULAR DE RECESSÕES GENGIVAIS UNITÁRIAS

Recessão gengival. Raiz dentária. Retalhos Cirúrgicos. Ensaio Clínico.

A partir das crescentes demandas dos pacientes, o tratamento das superfícies radiculares expostas tornou-se uma importante e frequente questão terapêutica. Com isso, vários aspectos das recessões gengivais (RG) as tem tornado clinicamente significativas, exigindo dos profissionais constante aperfeiçoamento em técnicas cirúrgicas cada vez menos invasivas e mais previsíveis. OBJETIVO: Comparar duas técnicas para recobrimento radicular em recessões gengivais unitárias, unilaterais, do tipo 1; METODOLOGIA: Este estudo clínico, paralelo, randomizado e duplo cego avaliará 58 indivíduos com recessões gengivais unitárias, unilaterais, do tipo 1 (RT1), divididos em 2 grupos de cirurgia para recobrimento radicular: Grupo 1 – recessões tratadas pela  técnica de Raetzke; Grupo 2 -  recessões tratadas pela  técnica de Bruno. Os principais parâmetros avaliados serão índices de placa visível (IPV) e de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), sangramento à sondagem (SS), nível clínico de inserção (NCI), recessão gengival (RG), fenótipo gengival (FG), faixa e espessura da mucosa ceratinizada (MC e EG), profundidade de vestíbulo (PV), hipersensibilidade dentinária cervical (HSDC), estética (RES e PES), a autopercepção estética, o grau de satisfação e a qualidade de vida, intra e intergrupo, ao longo de 2 anos de acompanhamento. Os possíveis testes estatísticos aplicados, para uma distribuição normal dos dados, serão o teste t emparelhado de Student, para análise intragrupo e teste de Análise de Variância Split-Plot (SPANOVA) com pós-teste t de Student, para comparar as interações entre os grupos de tratamento e o tempo de avaliação. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se desenvolver protocolos de tratamento para recobrimento radicular menos invasivos, mais refinados e criteriosos, a partir de técnicas cirúrgicas pré-existentes, que garantam previsibilidade e supram as necessidades dos pacientes com recessões gengivais.

Presidente - 1660087 - BRUNO CESAR DE VASCONCELOS GURGEL
Interna - 1958729 - RUTHINEIA DIOGENES ALVES UCHOA LINS