Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA MONTEIRO DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA MONTEIRO DE ARAÚJO
DATA : 31/08/2020
LOCAL: PLATAFORMA REMOTA

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO CLÍNICO DE LAMINADOS CERÂMICOS EM ZIRCÔNIA ULTRATRANSLÚCIDA: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO E RANDOMIZADO

Zircônia, CAD/CAM, estética, translucidez, laminado dentário.

Objetivo: O objetivo do presente estudo é avaliar a sobrevida clínica de laminados cerâmicos em zircônia ultratranslúcida, a satisfação e os impactos desse tratamento na qualidade de vida do paciente. Materiais e métodos: O estudo é caracterizado como um ensaio clínico controlado e randomizado, duplo cego e de caráter longitudinal. A amostra estudada será de 100 laminados cerâmicos divididos em dois grupos de acordo com o tipo de material, 50 laminados em dissilicato de lítio para o grupo controle e 50 em zircônia ultratranslúcida para o grupo experimental. A população da amostra será os pacientes tratados no projeto de extensão “Próteses Fixas Metal-Free”, no Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A participação na pesquisa será voluntária e todos os pacientes assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Para determinar o tipo de cerâmica do tratamento restaurador de cada indivíduo, será realizado um sorteio estratificado de dois em dois pacientes, onde um ficará com o tratamento com a cerâmica de zircônia e o outro com a cerâmica de dissilicato de lítio. O tratamento restaurador será realizado por cirurgiões dentistas participantes do projeto de extensão “Próteses Fixas Metal-Free”. A coleta de dados será realizada por um único examinador cego para o tipo de material nos períodos de avaliação de 1, 6 meses e de 1 ano em 1 ano após a cimentação. A satisfação estética de cada paciente será avaliada através da escala visual analógica (EVA). Quanto ao impacto na qualidade de vida, um questionário modificado OIDP (Oral Impact of Daily Performances) será usado. A análise da longevidade clínica será feita através dos critérios modificados de Ryge conferidos com espelho clínico e explorador. Os dados referentes a sobrevida dos laminados de diferentes materiais serão submetidos ao teste estatístico de Logrank e a representação gráfica através da curva de Kaplan-Meier.   Para os escores dos critérios de Ryge, ao grau de satisfação e impacto na qualidade de vida do paciente, será realizada a análise descritiva. Resultados esperados: Os dados obtidos na presente pesquisa gerarão uma publicação de alta relevância científica que poderá auxiliar outros estudos clínicos a avaliar a sobrevida do tratamento dos laminados cerâmicos em zircônia ultratranslúcida por um período maior de acompanhamento.

Presidente - 1640419 - RODRIGO OTHAVIO DE ASSUNCAO E SOUZA
Interna - 1459400 - ADRIANA DA FONTE PORTO CARREIRO