Banca de QUALIFICAÇÃO: HANIERI GUSTAVO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HANIERI GUSTAVO DE OLIVEIRA
DATA : 27/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA IV DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE EXPOSIÇÃO AOS RAIOS-X NA PRODUÇÃO DE ARTEFATOS NA INTERFACE DENTE-RESTAURAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE RECEPTORES DIGITAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Radiografia dentária; Digital; Artefatos;


PÁGINAS: 31
RESUMO:

Na escassez de estudos de métodos que corroboram o uso de ferramentas de densidade em radiografias odontológicas digitais como auxiliares na detecção de artefatos, propõem-se um estudo para avaliar a influência do tempo de exposição aos raios-X, tipo resina composta e marca de sensor radiográfico do tipo placa de fósforo, na produção de artefatos na interface dente bovino-material restaurador, por meio da análise de densidade por região de interesse (ROI) e Line analyzer do software Image J. Como hipóteses nulas espera-se que nenhuma diferença significativa seja encontrada entre os tempos de exposição aos raios-X e presença de artefato investigados por tipo de sensor e por tipo de análise de densidade em 6 tipos de resinas compostas. Desse modo o tempo de exposição não produzirá artefatos radiográficos perceptíveis às análises de densidade aplicadas. Testar a veracidade dos fatos sobre a influência do tempo de exposição aos raios-X, do sensor e do material restaurador,  sobre a produção de artefatos radiográficos digitais em dentes com restaurações, como também o uso de ferramentas de softwares como artificio de diagnóstico de artefatos, pode auxiliar o cirurgião-dentista no uso da tecnologia crescente na área de radiodiagnóstico por placa de fósforo, facilitando o diagnóstico correto de lesões de cárie na interface dente-restauração. Portanto, é altamente provável que a educação e capacitação de profissionais odontológicos sobre estes fenômenos melhorem seu desempenho diagnóstico e planos de tratamento.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2492713 - ERICKA JANINE DANTAS DA SILVEIRA
Interna - 2292784 - ISAUREMI VIEIRA DE ASSUNCAO
Presidente - 2644142 - PATRICIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/12/2019 09:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao