Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RANIERY RODRIGUES CIRNE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RANIERY RODRIGUES CIRNE
DATA: 04/06/2013
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PREDIO DO LARHISA
TÍTULO:

COMPORTAMENTO DA TECNOLOGIA DE DUPLA FILTRAÇÃO PARA REMOÇÃO DE CIANOBACTÉRIAS, CIANOTOXINAS E SUBPRODUTOS DA OXIDAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade de água, dupla-filtração, Cianobactérias.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental
RESUMO:

A contaminação dos recursos hídricos e dos mananciais de abastecimento público por resíduos originados pelas atividades antrópicas traz diversos riscos para a saúde humana.

Dentre as diversas formas de poluição, a eutrofização se destaca por induzir o aumento da produção biológica em rios, lagos e reservatórios, tendo como um dos efeitos indesejáveis a floração de microalgas e cianobactérias, que têm o potencial de produzir toxinas perigosas para os seres humanos, mas que não são removidas eficientemente nas estações de tratamento de água convencionais.

As florações de cianobactérias podem causar gosto e odor desagradáveis na água, além de alterar o equilíbrio ecológico de ecossistema aquático. O maior problema está no fato de as cianobactérias produzirem toxinas (cianotoxinas) muito potentes atingindo um conjunto de organismos, além dos presentes na comunidade aquática. Essas cianotoxinas são acumuladas na rede trófica, causando sintomas de intoxicação e efeitos crônicos, que geralmente são difíceis de serem diagnosticados.

Vários estudos têm demonstrado que os processos envolvendo o tratamento por ciclo completo não são efetivos na eliminação dos efeitos gerados pela presença de cianobactérias e seus subprodutos. Portanto é indispensável o desenvolvimento de tecnologias alternativas de tratamento, ou combinações destas, adequadas às condições técnicas, sociais e econômicas locais.

            Di Bernardo et al. (2003) destacam o uso da dupla filtração como uma das tecnologias mais promissoras para tratamento de água. Pode ser aplicada em águas que com presença de vírus, protozoários e mudanças bruscas de qualidade. Ela ainda apresenta algumas vantagens como: a) capacidade de tratamento de águas de qualidade inferior, b) maior taxa de filtração no filtro ascendente, c) maior segurança operacional com relação a variações bruscas da água bruta e d) eliminação do descarte do efluente pré-filtrado no início da carreira de filtração (PROSAB, 2003).

Queiroz (2010) utilizou a dupla filtração, com filtros de pedregulho e de areia e verificou ótima eficiência na remoção de cianobactérias e de clorofila “a”, chegando à remoção de 99% para os dois indicadores. Em outra pesquisa, Machado e Sens (2012) destacaram também que conseguiram remoção de 96% para clorofila “a” e 75% para as cianobactérias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346736 - CICERO ONOFRE DE ANDRADE NETO
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO CALAZANS DUARTE - IFRN
Externo à Instituição - WERUSKA BRASILEIRO FERREIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 08/05/2013 09:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao