Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO MENDES DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO MENDES DE BRITO
DATA : 19/10/2017
HORA: 13:30
LOCAL: Auditório da Eng. Ambiental - CTEC/UFRN
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS POR TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA POR FILTRAÇÃO DIRETA E DUPLA FILTRAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Sedimentação. Resíduos de ETA. Filtração direta. Dupla filtração. Recirculação. Água de lavagem de filtros. Lagoa de clarificação. Coagulante residual. Reuso.


PÁGINAS: 24
RESUMO:

As estações de tratamento de água geram resíduos que necessitam de uma gestão eficiente e eficaz, de forma que se lhes dê devida destinação e tratamento e se adeque tal geração aos instrumentos regulatórios vigentes, obtendo-se soluções que causem os mínimos impactos possíveis ao ambiente e à saúde humana. Nesse contexto, percebe-se carência por estudos que relacionem as características dos resíduos gerados com parâmetros operacionais de ETA. Uma das justificativas para a caracterização pauta-se na sustentabilidade, à medida que se propõe alternativas ao reuso de componentes residuais com importância ambiental, técnica e econômica. Ademais, a obtenção de dados de dois tipos de ETA, uma em escala real de filtração direta e outra em escala piloto de filtração direta e dupla filtração, gera possibilidades concretas de se comparar os resultados de eficiência e caracterização dos resíduos de cada sistema. Na ETA em escala real, uma lagoa de clarificação/sedimentação trata o resíduo gerado pelo processo de lavagem dos filtros, do qual a ALF clarificada é recirculada na ETA, juntando-se à água bruta coagulada e pré-oxidada. O processo de clarificação da ALF por sedimentação na lagoa gera por outro lado uma parcela de sólidos que compõe o lodo de fundo. As características do lodo gerado possuem relação direta com parâmetros operacionais da ETA, de modo que é possível obter fatores de correlação quali-quantitativa entre as variáveis envolvidas. O presente estudo traz a proposta de uma caracterização qualitativa e quantitativa dos resíduos gerados em ETA de filtração direta e dupla filtração em escala real e piloto, respectivamente. Em virtude da tendência de se apresentar altas concentrações de residuais de coagulante no lodo de fundo da lagoa, o estudo visa ainda avaliar o potencial de recuperação do alumínio residual para atuar como coagulante em cenários alternativos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 376.950.452-68 - ANDRE LUIS CALADO ARAUJO - IFRN
Interno - 1759924 - HELIO RODRIGUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3919045 - JULIANA DELGADO TINOCO
Externo à Instituição - MARCO ANTÔNIO CALAZANS DUARTE - IFRN
Notícia cadastrada em: 13/10/2017 09:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao