Banca de QUALIFICAÇÃO: HERIKA CAVALCANTE DANTAS DA SILVA

DISCENTE: HERIKA CAVALCANTE DANTAS DA SILVA
DATA: 01/04/2016
LOCAL: SALA DE AULA DO LARHISA

DINÂMICA DO FÓSFORO NO SEDIMENTO DE RESERVATÓRIOS EUTROFIZADOS DA REGIÃO SEMIÁRIDA TROPICAL

Fertilização Interna, Fracionamento, liberação de fósforo, seca extrema.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária

A fertilização interna é uma das principais causas para a ineficácia ou atraso na recuperação de lagos eutrofizados. O fósforo acumulado no sedimento ao longo de anos pode ser liberado novamente para a coluna d’água, alimentando o sistema eutrófico. As formas de fósforo variam com a composição do sedimento e variáveis ambientais, podendo ser classificadas de acordo com sua mobilidade. Muitos fatores estão envolvidos na liberação das frações móveis ou biodisponíveis. Um dos principais fatores é a mobilização devido ao potencial redox na interface águasedimento quando esta se encontra em anoxia. Mas as formas, mecanismos e taxas potenciais de liberação podem variar bastante de acordo com o ambiente. O clima semiárido pode agravar a problemática da eutrofização e proporcionar condições para uma elevada carga interna, principalmente em períodos de escassez. Portanto, o objetivo deste estudo é caracterizar o fósforo presente no sedimento, bem como avaliar seu potencial como mecanismo de fertilização interna, de reservatórios eutróficos rasos do semiárido em um período de seca extrema. Para isso, a distribuição vertical das formas e quantidades de fósforo na coluna d’água serão avaliadas, bem como serão realizados o fracionamento do sedimento, para verificar as formas de fósforo existentes, e um experimento de liberação de fósforo, para medir as taxas potenciais liberadas. Espera-se que a liberação de fósforo seja elevada no período estudado e influenciada pela quantidade de oxigênio na interface água-sedimento e pelas formas de fósforo encontradas no sedimento.

Interno - 052.716.174-83 - FABIANA OLIVEIRA DE ARAUJO SILVA - UFRN
Interno - 1362202 - JOSE LUIZ DE ATTAYDE
Externo à Instituição - NATÁLIA PESSOA NOYMA - UERJ
Presidente - 1764855 - VANESSA BECKER