Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ CÂMARA DE BRITO

Biomassa algal, Coagulação-Floculação-Flotação, Lagoa de estabilização

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária

Lagoas de estabilização possuem enormes vantagens no tratamento de efluentes, principalmente em climas mais quentes tais como a elevada eficiência na remoção de matéria orgânica e organismos patogênicos, não utiliza energia elétrica e a facilidade operacional. Por outro lado, uma de suas desvantagens é elevada a concentração de sólidos suspensos, principalmente devido a biomassa algal. O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficiência de remoção das algas de efluentes de lagoas de estabilização utilizando a flotação por ar dissolvido (FAD) como técnica de pós-tratamento. Para os ensaios com a FAD (coagulação-floculação-flotação) será utilizado um flotateste de bancada. Foi planejado um delineamento experimental tipo fatorial aleatório, utilizando o critério ka-1, em que k é o número de níveis (três: menor, central, maior) e a é o número de fatores (quatro: dose de coagulante, taxa de recirculação de água saturada, pH e tempo de floculação), a ser realizado em triplicata, para cada coagulante a ser avaliado (policloreto de alumínio e cloreto férrico) e efluente. As amostras serão coletas semanalmente, no período da manhã, do efluente da lagoa facultativa e efluente final das ETE de Ponta Negra (Natal) e Coqueiros (São Gonçalo do Amarante). As seguintes variáveis são avaliadas nos efluentes brutos e após os ensaios com a FAD: turbidez, sólidos suspensos totais, cor aparente, DQO, clorofila “a”, fosforo total, ortofosfato solúvel e nitrogênio amoniacal e orgânico. Com isso é esperado que a flotação remova os sólidos suspensos e as algas aumentando a eficiência do tratamento. Através da aplicação da análise fatorial pretende-se determinar as variáveis operacionais mais importantes para o processo de FAD de efluentes de lagoas de estabilização.

Presidente - 376.950.452-68 - ANDRE LUIS CALADO ARAUJO - IFRN
Interno - 1759924 - HELIO RODRIGUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 13/04/2015 13:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao