Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO CANINDE DE MORAES FILHO

DISCENTE: FRANCISCO CANINDE DE MORAES FILHO
DATA: 09/08/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ

"AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE MODELOS PARA A SECAGEM DE PASTAS E SUSPENSÕES EM LEITO DE JORRO COM ALIMENTAÇÃO CONTÍNUA"

secagem, alimentação contínua, leito de jorro, modelagem.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química

No presente trabalho estuda-se o desenvolvimento, a aplicação e o aprimoramento de um modelo macroscópico para descrever o comportamento do secador leito de jorro com alimentação contínua para a secagem de pastas e suspensões. Tal modelo está baseado nos modelos CST (Freire et al., 2009) e de Fernandes (2005), cuja base teórica é fundamentada em balanços macroscópicos de calor e massa para as três fases envolvidas no processo: gasosa, líquida e sólida. Pelo fato dessa técnica ser bastante relevante, os estudos da modelagem e simulação da secagem em leito de jorro são fundamentais na análise do processo com um todo, pois através deles é possível prever e compreender o comportamento do processo, o que contribui significativamente para um projeto e operação mais eficazes. O desenvolvimento e entendimento dos fenômenos envolvidos no processo de secagem podem ser adquiridos através da comparação dos dados obtidos experimentalmente com os provenientes de simulações computacionais. Tal conhecimento é de suma importância para que haja a escolha adequada das condições de processo, a fim de se obter uma boa eficiência da secagem. Ao longo dos últimos anos, a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos voltados à secagem de pastas e suspensões em leito de jorro vem ganhando espaço no Brasil. O Laboratório de Sistemas Particulados, localizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vem desenvolvendo diversas pesquisas e gerando um enorme acervo de dados experimentais relativos à secagem de polpas de frutas, pastas de legumes, leite de cabra e de suspensões de resíduos da agroindústria. Desse acervo foram coletados dados para secagem de leite de cabra e resíduo da acerola (Malpighia glabra L.). Pela primeira vez esses dados serão utilizados para o desenvolvimento e validação de um modelo que consiga descrever o comportamento do secador leito de jorro. Com isso, foi possível modelar o secador e avaliar a influência das variáveis de processo (vazão da pasta, temperatura e vazão do ar de secagem) na dinâmica da secagem. Foram realizados ainda, experimentos de evaporação de água a fim de entender e equacionar o comportamento da temperatura na parede do secador e da taxa de evaporação. Todas essas análises contribuirão para trabalhos futuros que envolvam a implementação de estratégias de controle na secagem de pastas e suspensões. Os resultados obtidos nas análises em regime transiente foram comparados com dados experimentais indicando que o modelo representa bem o processo.

Externo ao Programa - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Interno - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA