Banca de DEFESA: THAYSE NAIANNE PIRES DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYSE NAIANNE PIRES DANTAS
DATA: 08/08/2013
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"AVALIAÇÃO DE DADOS DE SECAGEM DE SUSPENSÕES DE POLPAS DE FRUTAS EM LEITO DE JORRO COM ALIMENTAÇÃO INTERMITENTE"

 


PALAVRAS-CHAVES:

Secagem, alimentação intermitente, balanço de massa e de energia.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O objetivo principal deste trabalho foi o estudo e aperfeiçoamento de modelos matemáticos, baseados em balanços de massa e de energia, que representem o processo de secagem transiente de polpas de frutas em secador de leito de jorro com alimentação intermitente. Os balanços de massa e de energia para a secagem, representados por um sistema de equações diferenciais, foram desenvolvidos em linguagem Fortran e adaptados para a condição de alimentação intermitente e de acúmulo de massa no interior do equipamento. Este programa realiza a integração deste sistema de equações diferenciais utilizando a rotina DASSL (Differential Algebraic System Solver) e o procedimento de estimação do parâmetro do modelo foi fundamentado na minimização da função objetivo da técnica de mínimos quadrados utilizando um método heurístico de otimização PSO (Particle Swarm Optimization).

 Utilizando dados experimentais gerados nas pesquisas de secagem de alimentos realizadas nos laboratório de Tecnologia de Alimentos e de Sistemas Particulados da UFRN, determinaram-se equações empíricas estatísticas e aplicaram-se os modelos referentes aos balanços para verificação da quantidade de água e da temperatura do ar de secagem na saída do leito de jorro e da massa de material acumulada no secador.

Os modelos foram validados a partir dos dados experimentais de secagens cujas condições operacionais, de temperatura do ar, vazão da pasta e tempo de intermitência, variavam dentro dos limites estudados.

 Na análise dos resultados preditos, foi constatado que estes modelos representam bem os dados experimentais da cinética de produção e de acúmulo de pó e da umidade e da temperatura do ar na saída do secador.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Interno - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Presidente - 349802 - MARIA DE FATIMA DANTAS DE MEDEIROS
Externo à Instituição - ODELSIA LEONOR SANCHEZ DE ALSINA - UNIT
Notícia cadastrada em: 22/07/2013 16:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao