Banca de DEFESA: RAIMUNDO COSME DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO COSME DA SILVA FILHO
DATA: 05/04/2013
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"OTIMIZAÇÃO DO MEIO DE CULTURA PARA APRODUÇÃO DE QUITOSANASE POR Metarhizium anisoplise EM CULTIVO DESCONTÍNUO SUBMERSO "


PALAVRAS-CHAVES:

Quitosana; quitosanase; Metarhizium Anisopliae; Plackett & Burman


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

No presente trabalho utilizou-se um planejamento Plackett & Burman, com 8 fatores e 12 ensaios em 2 níveis, para se investigar a influência das concentrações de Quitosana, Peptona, Extrato de Levedura, NaNO3, K2HPO4, KCl, MgSO4.7H2O e FeSO4 na produção da enzima quitosanase por Metarhizium anisopliae. Os ensaios para produção da enzima foram realizados em cultivo descontínuo submerso. Os resultados para o planejamento Plackett & Burman mostraram que a atividade quitosanolítica foi favorecida pelo aumento da concentração de substrato (quitosana) e sulfato ferroso (FeSO4) enquanto que o aumento da concentração dos outros fatores não contribuíram de forma significativa para a atividade quitosanolítica. A otimização do meio de cultura para a produção da enzima foi realizado por meio de um planejamento composto central, com os dois fatores que mais influenciaram a atividade quitosanolítica (quitosana e FeSO4), conforme planejamento Plackett & Burman, mantendo-se os outros nutrientes em seus valores mínimos. Nesse planejamento, para o fator FeSO4, tomou-se o limite inferior (-1) como sendo o limite superior do planejamento Plackett & Burman.  Os resultados mostraram que a produção da enzima foi favorecida pelo aumento da concentração quitosana e pela diminuição da concentração de FeSO4. A produção máxima de atividade quitosanolítica foi da ordem de 70,0 U/L e foi atingida em apenas 18 h de fermentação, resultado esse vinte e oito vezes maior aos obtidos anteriormente para o mesmo micro-organismo que foi 2,5 U/L em 48h.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 347933 - ANA LUCIA DE MEDEIROS LULA DA MATA
Externo à Instituição - ANDREA FARIAS DE ALMEIDA - UFPB
Externo à Instituição - ELIAN SETSUKO KAMIMURA - USP
Presidente - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS
Interno - 347401 - GORETE RIBEIRO DE MACEDO
Externo ao Programa - 3507320 - MARIA GIOVANA BINDER PAGNONCELLI
Notícia cadastrada em: 05/04/2013 10:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao