Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ESCOLASTICO DE SOUZA JUNIOR

DISCENTE: FRANCISCO ESCOLASTICO DE SOUZA JUNIOR
DATA: 16/07/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
 "Secagem do Resíduo industrial da acerola em leito de jorro.
  Estudos fluidodinâmico e análise do desenpenho do secador"

leito de jorro, fluidodinâmica, residuos, acerola, secagem

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química

No presente trabalho estudou-se a secagem do resíduo industrial da acerola em secador de leito de jorro com partículas inertes de polietileno de alta densidade, visando-se a obtenção de um produto seco com elevado valor agregado, principalmente no que concerne ao teor de ácido ascórbico. O resíduo foi triturado, preparando-se uma suspensão com adição de água e de maltodextrina em diferentes proporções. Realizou-se inicialmente uma série de experimentos fluidodinâmicos para se avaliar o efeito da alimentação da suspensão sobre o comportamento fluidodinâmico do leito de jorro.  Realizaram-se 11 experimentos de secagem com base em um planejamento experimental 23 com 3 réplicas no ponto central, onde foram avaliados os efeitos das variáveis, teor de sólidos, temperatura do ar de secagem e tempo de intermitência sobre a umidade, eficiência de produção, retenção de material no leito e perdas do produto em pó por elutriação de finos e aderido  às paredes do equipamento.  Avaliaram-se também os efeitos das variáveis independentes sobre a estabilidade do secador representada a partir de um parâmetro definido  pela razão entre o volume suportado pelo leito e o volume  total planejado para todos os experimentos. Finalmente, com o objetivo de se avaliar o desempenho do processo no que se refere a qualidade do pó, realizaram-se na concentração de sólidos mais favorável a obtenção do pó, quatro experimentos de secagem, fixando-se a vazão de alimentação e variando-se a temperatura e velocidade do ar de secagem e o tempo de intermitência. Os pós obtidos foram submetidos a análise do teor de ácido ascórbico. Os resultados destes experimentos foram comparados com os resultados obtidos na secagem da mesma suspensão, em secador spray. De acordo com os resultados obtidos, a presença da suspensão interfere de forma importante no comportamento fluidodinâmico do leito, necessitando de maior vazão de ar para manter as condições de jorro. Promove uma expansão no diâmetro do jorro e diminui a taxa de circulação de sólidos, além de favorecer a distribuição do ar na região do jorro. Com respeito aos experimentos realizados conforme o planejamento experimental, todas as variáveis interferiram no desempenho do secador, destacando-se o importante efeito do teor de sólidos sobre a retenção de material no leito e perdas, bem como o efeito da intermitência sobre a estabilidade e retenção de material no leito.  Na eficiência de produção o efeito principal foi atribuído à temperatura do ar de secagem.  Foram obtidos modelos de primeira ordem que se ajustarem bem aos dados da eficiência de produção, retenção e perdas.  Em relação aos experimentos finais, foram obtidos pós com teor de ácido ascórbico na faixa de 700 mg/100g, A secagem no spray forneceu um produto com teores de umidade e de ácido ascórbico  compatíveis com o produzido no jorro, todavia  a eficiência de produção de pó no spray (29%) foi muito inferior a do jorro,  55% em média. Os resultados obtidos são promissores e reforçam o leito de jorro como um secador que se adéqua bem a secagem de pastas e suspensões.

Presidente - 349802 - MARIA DE FATIMA DANTAS DE MEDEIROS
Interno - 347933 - ANA LUCIA DE MEDEIROS LULA DA MATA