Banca de DEFESA: ERLY MARIA MEDEIROS DE ARAÚJO NÓBREGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERLY MARIA MEDEIROS DE ARAÚJO NÓBREGA
DATA: 30/03/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGEQ
TÍTULO:

SECAGEM DO RESÍDUO DE ACEROLA (MALPHIGIA EMARGINATA DC.): ESTUDO DO PROCESSO E AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA SECAGEM SOBRE O PRODUTO FINAL”


PALAVRAS-CHAVES:

acerola, impacto da secagem, compostos bioativos, antioxidante.


PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Diante da importância que os compostos bioativos apresentam para a área de ciência e tecnologia de alimentos e o reconhecido impacto que a operação de desidratação pode acarretar à qualidade dos produtos, o presente trabalho visa avaliar a secagem do resíduo de acerola (Malpighia emarginata DC), no que diz respeito à cinética de secagem e características do material desidratado. Ênfase foi dada ao impacto da secagem sobre a cor, concentração de compostos bioativos selecionados e atividade antioxidante do resíduo da acerola, tomando o resíduo liofilizado como grupo-controle da secagem. O material, constituído pelo co-produto do processo de obtenção da polpa, e composto por casca, polpa residual e sementes, foi fornecido por indústria local e foi avaliado quanto à influência dos parâmetros de secagem convectiva em bandejas conforme planejamento experimental do tipo fatorial 23 + 3 pontos centrais. Modelos semiteóricos foram usados para descrever o comportamento cinético do processo da secagem no secador de bandejas e análises físico-químicas, cor instrumental, concentração de compostos bioativos e atividade antioxidante foram realizadas. O impacto do processamento sobre as características do resíduo agroindustrial de acerola desidratado por secagem convectiva em bandejas foi demonstrado. No entanto, considerando a concentração de compostos fenólicos, carotenóides, antocianinas e proantocianidinas detectada no produto final, bem como a caracterização colorimétrica e a estabilidade microbiológica alcançada pela considerável redução de umidade, pode-se concluir que o pó do resíduo de acerola constitui importante fonte de compostos bioativos com características adequadas para ser utilizado como ingrediente alimentar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1246737 - ROBERTA TARGINO PINTO CORREIA
Interno - 346982 - EDSON LEANDRO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1803301 - KATIA NICOLAU MATSUI
Externo à Instituição - JOSÉ MARIA CORREIA DA COSTA - UFC
Notícia cadastrada em: 28/03/2012 15:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao