Banca de DEFESA: KATIA REGINA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA REGINA SOUZA
DATA: 30/03/2012
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPER
TÍTULO:

"Estudo da remoção de Ba2+, Ni2+, Cd2+, Cu2+, Cr3+, Sr2+ e Zn2+ por eletrocoagulação em água associada à produção de petróleo"


PALAVRAS-CHAVES:

eletrocoagulação, eletrodo de ferro, eletrodo de alumínio, água associada à produção de petróleo.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Dentre os resíduos gerados na indústria petroquímica a água associada à produção de petróleo é o de maior volume. Ela é considerada um dos grandes gargalos devido à quantidade gerada e a presença de substâncias químicas consideradas tóxicas presente na sua composição. A presença dessas substâncias dificulta a reutilização da água associada nos processos de recuperação avançada. Por isso, antes da sua reutilização ou descarte, ela precisa ser tratada. Em virtude disso, este trabalho tem o objetivo de estudar a eficiência de remoção das espécies químicas: Ba2+, Ni2+, Cd2+, Cu2+, Cr3+, Sr2+e Zn2+, presentes na composição da água associada à produção de petróleo por eletrocoagulação. A avaliação da remoção dessas espécies químicas foi realizada por testes em laboratório utilizando reatores eletroquímicos de batelada e de fluxo contínuo. Os testes iniciais da eletrocoagulação foram realizados com efluente sintético em reator batelada utilizando eletrodos de ferro. Os resultados de remoção de Zn2+ e de Ni2+ foram de 78% e 59%, respectivamente. Enquanto que o percentual máximo removido de Ba2+ foi apenas de 19%. As condições experimentais usadas para obter esses percentuais foram: maior tempo de residência dentro do reator e alta intensidade de corrente. Os testes com o efluente real, foram realizados em reator batelada utilizando a técnica da eletrofloculação e usado eletrodos de inox. O objetivo do uso dessa técnica foi remover parte do óleo disperso e compostos orgânicos presentes no efluente. De acordo com as condições experimentais utilizadas, os resultados de TOG foi de 60% (óleo recuperado) e degradação de TOC aproximadamente foi de 50% em relação à concentração inicial.  Nos testes para avaliar a eficiência de remoção das espécies químicas, Cd2+, Cu2+, Cr3+, Sr2+e Zn2+, foram realizados 8 (oito) experimentos em reator contínuo com efluente semi-sintético usando eletrodos de ferro e alumínio, variando a vazão e a corrente. Os melhores resultados em realação aos 8 testes foram 100% de eficiência da remoção de Cd2+, Cu2+, Cr3+ e Zn2+ e 77% de Sr2+, mediante ao uso do eletrodo de ferro. Os resultados obtidos com o eletrodo de alumínio foi de aproximadamente 65%.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347933 - ANA LUCIA DE MEDEIROS LULA DA MATA
Externo à Instituição - ANDREA FRANCISCA FERNANDES BARBOSA - UnP
Externo ao Programa - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Externo à Instituição - HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA - UFERSA
Externo ao Programa - 347559 - WILSON DA MATA
Notícia cadastrada em: 16/03/2012 12:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao