Banca de DEFESA: ROMERO GOMES DA SILVA ARAUJO FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMERO GOMES DA SILVA ARAUJO FILHO
DATA: 16/03/2012
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPPRAR
TÍTULO:

"DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE PASTAS LEVES PARA APLICAÇÃO EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS PETROLÍFEROS COM BAIXO GRADIENTE DE FRATURA"


PALAVRAS-CHAVES:

ANOVA, cimento, cimentação, pastas leves, vermiculita, baixo gradiente de fratura.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:
Resumo: Em todo o mundo, ocorrem naturalmente depósitos de hidrocarbonetos, constituídos de petróleo e gás natural, contidos dentro de rochas denominadas "rochas reservatório", em geral arenitos ou carbonatos. Esses depósitos existem em variadas condições de pressão e profundidade, desde poucas centenas até milhares de metros. Em geral, reservatórios mais "rasos" tem a tendência a fraturar mais facilmente, pois possuem baixo gradiente de fratura, ou seja, as fraturas são formadas mesmo com colunas hidrostáticas de fluido relativamente baixas. Essas zonas de baixo gradiente de fratura são particularmente mais comuns em zonas onshore, como aqui no Rio Grande do Norte. Um dos momentos mais propícios para a ocorrência de fraturas é durante a cimentação do poço, ao se utilizar uma pasta cimentante de densidade superior ao máximo permitido pela estrutura rochosa. Além disso, em zonas já naturalmente fraturadas, o uso de cimentos comuns causa perda de fluido para a formação, o que pode dar causa à cimentações falhas. Comercialmente, existem alternativas para o desenvolvimento de sistemas de pastas de cimento leves, mas esses falham ou em razão de seu elevadíssimo custo, ou em função das propriedades da pasta obtida não serem suficientemente boas para aplicações mais genéricas, ficando restritas a cada operação para qual a pasta de cimento foi feita. Nesse trabalho foi realizado um planejamento estatístico para determinar a influência de três variáveis, definidas como a concentração de cloreto de cálcio, concentração de vermiculita e concentração de nanosílica, nas várias propriedades do cimento. O uso da vermiculita, um minério de baixa densidade presente em grandes quantidades no nordeste brasileiro, como extensor para pastas cimentantes, permitiu a produção de pastas estáveis, com alta razão água/cimento, propriedades reológicas excelentes e baixas densidades, que foram fixadas em 12,5 lb/Gal. Viu-se também que o cloreto de cálcio é um poderoso viscosificante e gelificante, e seu uso combinado com a nanosílica possui grande efeito nas forças géis do cimento. Estudos de estabilidade hidrotérmica mostraram que as pastas foram estáveis nessas condições, e os ensaios de resistência mecânica mostraram valores da ordem de até 10 MPa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347420 - MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
Externo ao Programa - 1804366 - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo ao Programa - 347288 - MOACIR GUILHERMINO DA SILVA
Externo à Instituição - JOANA MARIA DE FARIAS BARROS - UFCG
Externo à Instituição - JOAO MARCONI DE ANDRADE - UFRN
Notícia cadastrada em: 16/03/2012 10:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao