Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDRAK JOSE DA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDRAK JOSE DA PAZ
DATA: 22/09/2011
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"Inferência do Ponto de Orvalho em Amostras de Gás Natural de uma UPGN"


PALAVRAS-CHAVES:

Gás natural, ponto de orvalho de hidrocarbonetos, espelho refrigerado, equação de estado, parâmetro de interação binária.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O presente trabalho de dissertação tem por objetivo avaliar o desempenho do analisador manual de ponto de orvalho e propor uma metodologia alternativa para o cálculo do ponto de orvalho de hidrocarbonetos de gás natural utilizando-se do modelo termodinâmico desenvolvido por Jaubert e Mutelet (2004) que se baseia na equação de estado de Peng-Robinson, admitindo uma metodologia de contribuição de grupos para calcular os parâmetros de interação binária Kij(T) com dependência na temperatura. Dados experimentais do trabalho de Brown et al., (2007) foram utilizados para avaliar o desempenho do modelo em comparação ao simulador de processo UniSim, como também dados experimentais do ponto de orvalho foram obtidos através da técnica de espelho refrigerado utilizando o analisador manual de ponto de orvalho Chanscope II modelo 13-1200-C-N-2. Duas composições de gás natural foram utilizadas, sendo a primeira uma mistura padrão de gás confeccionado pelo método gravimétrico e, a segunda, uma mistura de gás processado de uma UPGN através da amostragem do gás natural pelo probe de amostragem conectado em uma linha de gás natural. O modelo termodinâmico apresentou boa concordância em comparação com os dados avaliados e o simulador de processo UniSim, já o analisador manual apresentou grandes diferenças nos resultados de temperaturas, os quais foram reportados como ponto de orvalho de água, devido a formação de umidade sobre a superfície do espelho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Externo ao Programa - 2524058 - DOUGLAS DO NASCIMENTO SILVA
Externo à Instituição - JUAN ALBERTO CHAVEZ RUIZ - CTGás
Notícia cadastrada em: 13/09/2011 17:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao