Banca de DEFESA: LUZIANY ADYJA DA COSTA FREIRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUZIANY ADYJA DA COSTA FREIRE

DATA: 08/07/2011

HORA: 09:00

LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ

TÍTULO:

Montagem e operação de um secador pneumático tipo "flash"


PALAVRAS-CHAVES:  

 PALAVRAS-CHAVES: milho, arroz, secagem, montagem, secador pneumático “flash”.


PÁGINAS: 104

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

RESUMO:

O milho é dos principais cereais cultivados no mundo todo, a cultura do milho consiste em uma das mais importantes para o Brasil em termos de volume produzido e destino de produção. O Brasil ocupa o terceiro lugar na produção mundial de milho, perdendo somente para Estados Unidos e China. A área total cultivada com milho no Brasil na safra 2009/10, foi 12.930,1 mil hectares.

Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz destaca-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto no aspecto econômico quanto social. Cerca de 150 milhões de hectares de arroz são cultivados anualmente no mundo, produzindo 590 milhões de toneladas. O Brasil está entre os dez principais produtores mundiais de arroz, com cerca de 11 milhões de toneladas para um consumo de 11,7 milhões de toneladas.

Os secadores pneumáticos têm sido amplamente utilizados para a remoção da umidade superficial de pós e sólidos granulados. As partículas úmidas são introduzidas em uma corrente gasosa, previamente aquecida, escoando em uma tubulação, no qual ocorrem, simultaneamente, a secagem e o transporte das partículas do ponto de alimentação até o sistema de coleta de produto seco. O princípio de funcionamento deste equipamento está baseado na transferência de massa e energia entre duas correntes: a primeira, de ar aquecido por meio de um trocador de calor e a segunda, uma corrente de sólidos.

O objetivo principal desse trabalho foi a montagem e operação de um secador pneumático tipo “flash” para análise da eficiência do equipamento e estudo do comportamento gás-sólido durante o transporte pneumático. Inicialmente foram realizados estudos sobre as diversas configurações que um secador pneumático tipo “flash” pode apresentar, após a análise de alguns modelos e suas aplicações foram obtidos dados suficientes para a montagem do secador. Primeiramente foi feito o dimensionamento da tubulação, verificou-se que uma tubulação de 50 mm atendia os requisitos desejados, logo em seguida foram feitos alguns testes para obter a melhor configuração para o secador chegando a um modelo composto por 3 ciclos sendo cada um de 2 m na horizontal e 0,5 m na vertical, foi desenvolvido um sistema de alimentação baseado no efeito Venturi,  no qual o ar sai de uma tubulação de 50 mm, passa uma tubulação de 25 mm e retorna para a tubulação de 50 mm, diminuindo sua pressão e aumentando a sua velocidade, nesse sistema foi inserido uma tubulação para a alimentação, no qual produz um efeito de sucção dos alimentos, portanto o sistema de alimentação se mostrou bastante eficiente.  O equipamento de secagem é composto por um soprador, um trocador de calor, um alimentador, um percurso de 7,5 m de tubulação de chapa zincada. Após a montagem do equipamento foram feitos teste preliminares para a otimização dos parâmetros de secagem, foram definidos como parâmetros ótimos a temperatura igual a 80°C e velocidade do ar de secagem na entrada do alimentador igual 35m/s, estas se mantiveram constantes ao logo de todo o processo de secagem.

A partir dos dados obtidos na realização dos experimentos foi estudada a cinética de secagem do material através das curvas de secagem. Assim foi avaliado o desempenho operacional do secador pneumático tipo “flash”.

Para a realização dos experimentos de secagem foram utilizados como matéria-prima o milho e o arroz com palha.

 O milho foi adquirido no comercio local, o mesmo Fo

.i utilizado in-natura, foram realizados 3 ensaios no secador pneumático tipo “flash” e um ensaio no secador vertical para comparação. Foi utilizada uma massa inicial igual a 300g de milho em cada secagem, no final do processo de secagem de cada ciclo foram determinados os valores correspondente a umidade final em base seca, com os dados obtidos foi possível obter as curvas de secagem e efetuar a linearização das mesmas, assim foram obtidas as equações da reta e as constantes cinéticas. Para a secagem do arroz foram utilizadas 300g do produto, o processo de secagem do arroz foi semelhante a do milho seguindo as mesmas etapas.  

O modelo do secador pneumático, montado no laboratório de energia alternativa e fenômenos de transporte (LEAFT), apresentou boas respostas para o processo de secagem desenvolvido.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346982 - EDSON LEANDRO DE OLIVEIRA
Interno - 1547970 - JACKSON ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1803301 - KATIA NICOLAU MATSUI
Externo à Instituição - ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR - UFS
Notícia cadastrada em: 22/06/2011 08:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao