Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITHA DE ANDRADE BORGES

DISCENTE: TALITHA DE ANDRADE BORGES

DATA: 07/07/2011

LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

"DEGRADAÇÃO DO FUNGICIDA TIOFANATO METÍLICO PELO PROCESSO FOTO-FENTON EM REATOR FOTOQUÍMICO ANULAR E SOLAR"

degradação, fungicida, foto-Fenton, tiofanato metílico, reatores fotoquímicos

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

Os efluentes de indústrias de agrotóxicos apresentam grande dificuldade quanto à descontaminação no meio ambiente e, além disso, são caracterizados por possuírem alta carga orgânica e toxicidade. O grupo de pesquisa do Centro de Engenharia de Sistemas Químicos (CESQ) do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem aplicando os Processos Oxidativos Avançados (POA’s) à degradação de diversos tipos de poluentes. Pois estes processos são baseados na geração de radicais hidroxila, substâncias altamente reativas. Dessa forma, buscou-se explorar esse processo, já que o mesmo vem se apresentando bastante eficaz na remoção de carga orgânica. Portanto, decidiu-se pelo processo foto-Fenton aplicado na degradação do fungicida Tiofanato metílico em sistema aquoso, utilizando reator anular (com lâmpada Philips, HPLN de 125W) e solar. O planejamento experimental Doehlert utilizado para avaliar a influência da radiação ultravioleta, das concentrações do tiofanato metílico (C12H14N4O4S2), do peróxido de hidrogênio (H2O2) e dos íons de ferro (Fe2+), além de ter sido determinado as condições ótimas experimentais ([Fe2+] = 0,6 mM e [H2O2] = 112,5 mM no EXP 5 e ([Fe2+] = 0,6 mM e [H2O2] = 337,5 mM no SOL 5), obtendo um percentual máximo de degradação de 60% no reator anular e de 79% no reator solar. As amostras foram coletadas durante o experimento e analisadas quanto ao teor de carbono orgânico dissolvido (COT) utilizando um TOC 5000A da Shimadzu.

Externo à Instituição - ANDRE LUIS NOVAIS MOTA - NENHUMA
Externo ao Programa - 2524058 - DOUGLAS DO NASCIMENTO SILVA
Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Notícia cadastrada em: 22/06/2011 08:33