Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL REGINALDO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MANOEL REGINALDO FERNANDES

DATA: 02/05/2011

HORA: 15:30

LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E DAS EMISSÕES DE UM MOTOR CICLO DIESEL UTILIZANDO SISTEMAS DIESEL/ÁGUA/BIODIESEL/ÓLEO VEGETAL


PALAVRAS-CHAVES:

Tensoativo                      ∙ Diesel                                        ∙ Emissões

∙ Motor diesel               ∙ Combustível alternativo              ∙ Diesel microemulsionado


PÁGINAS: 136

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

RESUMO:

A indústria, ao longo dos anos, vem trabalhando no sentido de melhorar a eficiência dos motores, mais recentemente também surgiu à necessidade de reduções nas emissões de poluentes para se adequar às severas leis ambientais. Isto tem despertado pesquisas no sentido de substituir os combustíveis derivados do petróleo por diversos tipos de combustíveis, menos poluentes tais como: misturas de óleo diesel com ésteres de óleos vegetais e óleo diesel com óleos vegetais e álcool, emulsões e microemulsões.  Este trabalho tem como objetivo desenvolver sistemas microemulsionados a partir de tensoativos não iônicos dos grupos (nonilfenois e dos álcoois láuricos etoxilados) e misturas com etanol utilizando diesel mineral e misturas diesel/biodiesel para uso em motores de ciclo diesel. Em uma primeira fase, visando selecionar os sistemas microemulsionados foram obtidos diagramas das misturas, sendo os sistemas compostos por: tensoativos não iônicos; fase polar-água e fase apolar-diesel e/ou misturas diesel/biodiesel. Os sistemas selecionados e as misturas, que representam os combustíveis estudados foram caracterizados quanto à massa específica, a viscosidade, o índice de cetano e o ponto de fulgor. Também foram avaliados o efeito da temperatura nos sistemas microemulsionados, o desempenho do motor, e as emissões de monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e fumaça dos sistemas microemulsionados, das misturas diesel/biodiesel e das misturas contendo mistura diesel/biodiesel/tensoativo/etanol. Os ensaios de consumo específico e das emissões em função da potência foram realizados em um motor ciclo diesel numa bancada dinamométrica e o analisador de emissões GreenLine 8000. Os resultados mostraram um ligeiro aumento no consumo do combustível microemulsionado e nas misturas diesel/biodiesel em relação ao diesel convencional, porém com uma redução na emissão de poluentes, principalmente, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e fumaça.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Interno - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo ao Programa - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Notícia cadastrada em: 20/04/2011 11:02
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