Banca de DEFESA: PATRICIA CRISTINA DE ARAUJO PUGLIA DE CARVALHO - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PATRICIA CRISTINA DE ARAUJO PUGLIA DE CARVALHO

DATA: 17/03/2011

HORA: 08:00

LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

TÍTULO:

“CARACTERIZAÇÃO DE ÁGUA PRODUZIDA NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO PARA FINS DE DESCARTE E OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SEPARAÇÃO ÓLEO/ÁGUA”



PALAVRAS-CHAVES:

Água produzida, Monitoramento, Caracterização Físico-química, Estatística Multivariada.


PÁGINAS: 108

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

RESUMO:

A indústria do petróleo possui vários segmentos que podem impactar o meio ambiente. Dentre eles, a água de produção, tem ganhado destaque na problemática ambiental em virtude do grande volume gerado e de sua composição tóxica, sendo esta uma das maiores fontes de resíduos da indústria do petróleo. A composição da água de produção é dependente do campo produtor. Um bom exemplo é a água que ocorre na Petrobras-Unidade Operacional do Rio Grande do Norte e Ceará (UO-RNCE). Uma única ETE desta unidade recebe efluentes de 48 poços (on-shore e off-shore) o que resulta em grandes variações na qualidade da água resultando em um complicador aos futuros processos de tratamentos. Este fato torna o efluente variável e complexo, o que representa um complicador aos processos de tratamento. O presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico da água de produção proveniente da UO – RNCE em observância a determinados parâmetros físicos e físico-químicos (concentração em cloreto, condutividade, oxigênio dissolvido, pH, TOG, concentração em nitrato, turbidez, salinidade e temperatura). A análise do efluente é realizada por meio de uma Sonda Multiparamétrica modelo MP TROLL 9500, através do Infracal TOG/TPH da Wilks Enterprise Corp – Modelo HATR – T (TOG) e ainda fazendo uso do condutivímetro da Digimed, MD – 31. Os dados foram tratados através de análise estatística univariada e multivariada (análise de componentes principais) associada à gráficos de controle estatístico. A análise estatística multivariada mostrou correlações negativas entre oxigênio dissolvido e turbidez (-0,55) e correlações positivas entre salinidade e cloreto (1), condutividade, cloreto e salinidade (0,70). A análise multivariada indicou os sete componentes principais que podem explicar a variabilidade dos parâmetros. As variáveis, salinidade, cloreto e condutividade foram as variáveis mais importantes, ou seja, de maior variância amostral. Com gráficos de controle estatístico foi possível estabelecer uma tendência geral entre os parâmetros físico-químicos avaliados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349749 - JOAO BOSCO DE ARAUJO PAULO
Externo ao Programa - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA
Externo ao Programa - 2149478 - JOSE BRAZ DINIZ FILHO
Externo à Instituição - MARCEL VASCONCELOS MELO - PETROBRAS
Notícia cadastrada em: 14/03/2011 09:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao