Banca de DEFESA: NATÁLIA DE FREITAS OLIVEIRA - (Retificação)

DISCENTE: NATÁLIA DE FREITAS OLIVEIRA

DATA: 17/02/2011

LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ

Avaliação Físico-química e Funcional da Algaroba (Prosopis juliflora) Proveniente do Semi-árido do Rio Grande do Norte

algaroba, fenólicos, atividade antioxidante, inibição enzimática.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

A algaroba (Prosopis juliflora), planta típica de regiões áridas e semi-áridas produz vagem rica em açúcares e sua semente possui elevada concentração de proteínas. Esse tipo de vegetal apresenta compostos fenólicos, metabólitos secundários derivados das vias do ácido chiquímico e acetato-malonato, com reconhecida capacidade antioxidante e ampla atividade funcional. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a farinha de algaroba quanto à composição físico-quimica e funcionalidade, além da capacidade de inibição das enzimas α-amilase e α-glicosidase. Foram analisados três grupos experimentais (semente, vagem inteira e vagem sem semente), os quais foram secos em estufa e moídos, obtendo-se a farinha de cada um dos grupos. A partir disso, foram elaborados extratos aquosos e etanólicos (70, 80 e 100%) para a análise de funcionalidade. Os resultados da presente pesquisa permitem inferir que existem diferenças importantes entre a composição físico-química das farinhas da vagem, semente e vagem sem semente de algaroba. A farinha da semente se destacou das demais por sua elevada concentração de proteínas e gordura, ao passo que as farinhas das vagens apresentaram alta concentração de açúcares. Os compostos fenólicos existentes na algaroba estão em maior concentração na vagem sem semente, sobretudo para os extratos aquosos. A semente de algaroba alcançou a maior capacidade antioxidante pelo método DPPH em todos os extratos, com máximo observado nos extratos etanólicos a 80% (21,63 µM Trolox/g amostra). A análise da atividade antioxidante feita pelo método ABTS∙+ revelou que os extratos da vagem a 80% apresentaram maior atividade. Os extratos da farinha da vagem sem semente em água foram capazes de inibir as enzimas α-glicosidase e α-amilase. Sugere-se a algaroba como possível candidata para futuras investigações de sua funcionalidade, bem como material de estudos visando sua utilização como ingrediente funcional.

Presidente - 1246737 - ROBERTA TARGINO PINTO CORREIA
Externo ao Programa - 1731282 - CLAUDIA SOUZA MACEDO