Banca de DEFESA: DIVAL DE BRITO GUERRA NETO

DISCENTE: DIVAL DE BRITO GUERRA NETO

DATA: 22/12/2010

LOCAL: AUDITORIO NUPEG

Determinação de dados de equilíbrio líquido-vapor a altas pressões para sistemas de hidrocarbonetos assimétricos

hidrocarbonetos assimétricos; equilíbrio liquido-vapor; altas pressões.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

O petróleo bruto é uma complexa mistura líquida de compostos orgânicos e inorgânicos em que predominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos, nessa mistura encontram-se presentes derivados como gasolina, diesel, álcool, querosene, nafta, gásoleos, etc., estes derivados são extraídos de qualquer petróleo, porem, somente os com uma qualidade bastante elevada, ou seja, o teor de hidrocarbonetos de baixo peso molecular é alto são realmente viáveis a produção destes compostos, a American Petroleum Institute(API) desenvolveu um sistema de classificação dos tipos de petróleo. No Brasil a qualidade da maioria dos petróleos retirado dos poços é muito baixa, sendo assim, é necessário obter novos conhecimentos a fim de desenvolver melhores práticas de refino com o intuito de produzir derivados de petróleo de alto valor comercial. Para isso se faz necessário o estudo de equilíbrio termodinâmico de seus derivados. Esta dissertação de mestrado consiste em apresentar dados de equilíbrio líquido-vapor dos sistemas Fenilciclohexano - CO2 e Fenilciclohexano - Ciclohexano e CO2 a alta pressão e temperaturas entre 30 a 70 graus Celsius, bem como realizar comparações entres dados experimentais de equilíbrio liquido-vapor encontrados na literatura e o modelo teórico de Peng-Robinson usando um programa de simulação chamado SPECS IVCSEP v5.60. Estes conhecimentos adquiridos servirão para o desenvolvimento de um equipamento de alta pressão.

Externo à Instituição - CLAUDIO DARIVA - NENHUMA
Interno - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO