Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE LUIS NOVAIS MOTA - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANDRE LUIS NOVAIS MOTA

DATA: 02/12/2010

LOCAL: AUDITÓRIO DO NUPEG

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO FOTO-OXIDATIVO VISANDO APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUAS PRODUZIDAS EM CAMPOS DE PETRÓLEO

foto-Fenton, água produzida, processos oxidativos avançados, reator fotoquímico

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

A crescente preocupação com o meio ambiente, além de leis cada vez mais rígidas para quem polui, tem feito as indústrias buscarem alternativas para o tratamento de seus resíduos. Nos últimos anos, a indústria de petróleo, especificamente, tem procurado meios de remediar um de seus maiores problemas ambientais: o descarte abundante das águas produzidas em campos de produção, que, após serem tratadas, são em sua maioria lançadas ao mar. Tais efluentes contêm compostos orgânicos dissolvidos de difícil remoção e alta toxicidade, como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos – HPA, benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos – BTEX, fenóis. Os processos oxidativos avançados – POA têm-se mostrado eficazes na degradação de compostos orgânicos, pois geram substâncias (radicais hidroxila) com elevado potencial de oxidação, capazes de degradar estes compostos. O presente trabalho contempla o desenvolvimento de um reator fotoquímico aplicado no tratamento fotodegradativo (via processo foto-Fenton) de efluentes contendo compostos orgânicos dissolvidos, visando aplicação no tratamento e recuperação das águas produzidas. Utilizando um efluente modelo contendo fenol, este reator permitiu empregar e avaliar duas fontes emissoras de radiação ultravioleta (principal fator que contribui para viabilidade ou não da aplicação deste tipo de processo), o sol e lâmpadas fluorescentes de luz negra, além de outras variáveis relevantes ao processo como concentração de reagentes e área irradiada (este, que demonstrou ser um dos fatores que tem maior – e positiva – influência no processo) e ainda diversas configurações do reator de modo a maximizar o aproveitamento da radiação. A radiação solar mostrou-se mais eficaz do que a proveniente das lâmpadas, sendo um fator importante para a redução dos custos de operação deste processo. Testes do sistema aplicado à água produzida apresentaram resultados bastante satisfatórios, reduzindo em até 76 % a carga orgânica.

Presidente - 1149554 - OSVALDO CHIAVONE FILHO
Interno - 347123 - JOSETTE LOURDES DE SOUSA MELO