Banca de DEFESA: ANNE PRISCILA OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANNE PRISCILA OLIVEIRA DA SILVA

DATA: 06/12/2010

LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE TECNOLOGIA

TÍTULO:

Desenvolvimento de um material híbrido, à base de vermiculita modificada com quitosana, para a remoção de íons de chumbo presentes em efluentes aquosos.


PALAVRAS-CHAVES:

Vermiculita, quitosana, metais pesados, adsorção.


PÁGINAS: 104

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

RESUMO:

Nos últimos anos, em diversos países do mundo, vem sendo desenvolvidas pesquisas no sentido da obtenção de novos materiais e metodologias que visam minimizar problemas ambientais gerados pelo o aumento considerável de descartes de efluentes industriais contaminados com metais pesados. Dentre os processos estudados, a adsorção vem sendo utilizada como uma tecnologia alternativa eficaz, economicamente viável e potencialmente importante para a redução da disponibilidade dos metais, principalmente quando se utiliza adsorventes naturais baratos como no caso de alguns tipos de argilas. Outro material que vem sendo usado para este fim é a quitosana, polímero de origem natural derivado da quitina, presente na carapaça de crustáceos e insetos. Dentre as argilas, a vermiculita se destaca por ser um material barato, com boa capacidade de troca iônica e quando se encontra em sua forma expandida potencializa suas propriedades por aumentar bastante sua superficial específica.  O presente trabalho teve como objetivo avaliar a funcionalidade do material híbrido obtido através da modificação da vermiculita expandida com quitosana  na remoção de íons de chumbo (II) em efluentes aquosos. O material obtido foi  caracterizado por espectroscopoia do infravermelho (IV) com o intuito de se avaliar a eficiência da modificação da matriz inorgânica, a vermiculita, pelo material orgânico, a quitosana. A termogravimetria foi realizada objetivando-se avaliar tanto a estabilidade térmica do material, quanto a verificação da relação argila/polímero, no sentido de avaliar a eficiência do processo de obtenção do material híbrido. Outras técnicas como microscopia de varredura eletrônica(MEV) e (BET) também foram usadas para avaliação das características da superfície do material. A análise de BET revelou um aumento significativo da área superficial da vermiculita que, após interação com a quitosana, foi obtido um valor de 21, 6156 m2/g. Foram realizados ensaios de adsorção em função do tamanho de partícula, concentração e tempo. Os resultados mostram que a capacidade de remoção dos íons através da vermiculita foi, em média, de 88,4% para chumbo em concentrações na faixa de 20-200 mg/L e de 64,2 % na faixa de concentração de 1000 mg /L. Em relação ao tamanho de partícula, observou-se um aumento da adsorção com a diminuição da granulometria.  Em função do tempo de contato, foi observado um equilíbrio de adsorção em 60 minutos com capacidade de adsorção. Os dados das isotermas foram ajustados a equação de Freundlich.O estudo cinético de adsorção mostrou que o modelo de pseudo segunda ordem descreve melhor o processo de adsorção, sendo encontrado os seguintes valores: K2 = 0,024 min-1 ,Qmáx= 25,75 mg/g valor bastante próximo do Qe calculado = 26,31 mg/g . A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o material utilizado pode ser utilizado em sistemas de tratamento de efluentes como fonte adsorvente de íons metálicos devido a sua alta capacidade de adsorção.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Externo ao Programa - 1199268 - JAILSON VIEIRA DE MELO
Presidente - 347123 - JOSETTE LOURDES DE SOUSA MELO
Externo à Instituição - MAGNA ANGELICA DOS SANTOS BEZERRA SOUSA - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/11/2010 16:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao