Banca de QUALIFICAÇÃO: ARISTIDES FELIPE SANTIAGO JUNIOR - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ARISTIDES FELIPE SANTIAGO JUNIOR

DATA: 17/09/2010

HORA: 09:00

LOCAL: SALA DO NUPEG

TÍTULO:

"Oxidação Úmida de Fenóis com Catalisadores Fe-MnO2/CeO2, K-MnO2/CeO2/Paligorsquita e Fe/Paligorsquita em Reator com Agitação Mecânica"


PALAVRAS-CHAVES:

fenol, ferro, paligorsquita, oxidação úmida catalítica, reator slurry, modelo cinético.


PÁGINAS: 130

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

RESUMO:

A oxidação úmida de compostos orgânicos a CO2 e H2O tem demonstrado ser uma técnica interessante no tratamento de efluentes. Este trabalho tem como foco a síntese dos catalisadores Fe/K-MnO2/CeO2, K-MnO2/CeO2/Paligorsquita e Fe/paligorsquita e o estudo da avaliação desses materiais na degradação oxidativa do fenol. Os experimentos foram realizados em um reator de leito de lama, com controle de temperatura, pressão, velocidade de agitação e coleta de amostras da fase líquida. Os experimentos foram executados nas seguintes condições operacionais: temperatura de 130 oC, pressão de  20,4 atm, concentração mássica do catalisador  de 5 g/L e concentração inicial do fenol de 0,5 g/L Os parâmetros avaliados foram: teor de ferro impregnado (0, 3; 7 e 10%) e o pH do meio reacional (3,1; 6,8 e 8,7). As análises por DRX, MEV e FRX, mostraram a dispersão do ferro na paligorsquita, a pureza das fases e finalmente, a composição dos elementos que constituem o catalisador. O uso da paligorsquita como suporte eleva a área especifica superficial do catalisador confirmada por análise BET. As curvas de degradação do fenol indicam que o catalisador FeIII suportado em paligorsquita tem um papel preponderante na conversão de Carbono Orgânico Total quando comparado aos demais catalisadores e que a diminuição da alcalinidade do meio reacional favorece a conversão de fenol. A conversão máxima obtida do fenol com o catalisador 3% Fe/paligorsquita foi em torno de 40 %. Os produtos obtidos identificados por cromatografia em fase líquida foram a hidroquinona, p-benzoquinona, catecol e vários tipos de ácidos. e ácido oxálico. O catalisador 3%Fe/paligorsquita não favorece a formação do ácido acético e sua atividade catalítica é mais favorecida em relação aos demais catalisadores estudados. Um modelo cinético homogêneo é proposto visando estimar as constantes cinéticas de cada etapa da reação.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350247 - JOAO FERNANDES DE SOUSA
Interno - 277058 - GILSON GOMES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - LEOPOLDO OSWALDO ALCAZAR ROJAS - CTGás
Notícia cadastrada em: 17/09/2010 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao