Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS TADEU DE LAVOR

DISCENTE : LUCAS TADEU DE LAVOR
DATA : 28/09/2021
LOCAL: Apresentação utilizando a plataforma meet

MODELAGEM DO PROCESSO COMBINADO  DE SECAGEM DO FEIJÂO VERDE EM LEITO FIXO/LEITO DE JORRO

encolhimento, leito de jorro, modelagem, secagem

Dentre as várias espécies de grãos, o feijão verde (Vigna unguiculatra (L) Walp), é um produto sazonal bastante consumido no nordeste brasileiro.  O feijão   é colhido ainda verde, com elevada umidade (cerca de 60%, em média) e sua forma de conservação se dá por refrigeração e congelamento, o que implica em maiores gastos devido ao elevado consumo de energia requerida para armazenamento e transporte.   Estes fatores interferem diretamente na expansão do mercado para outras regiões do Brasil, uma vez que o feijão verde é um produto típico do Nordeste. As características do feijão verde e de outros grãos comercializados com elevado teor de umidade, destacam a relevância do estudo sobre métodos que garantam o armazenamento e o aproveitamento logístico destes grãos durante um período maior, e mesmo fora do seu período sazonal. Todavia é importante observar que o grão desidratado deve recuperar suas características organolépticas ao ser reidratado para preparação e consumo.  Estudos importantes já foram realizados sobre a secagem do feijão verde na UFRN, utilizando distintas formas de secagem. Medeiros (2004) obteve excelentes resultados na secagem do feijão verde empregando métodos combinados de secagem convectiva em secadores de bandeja e leito de jorro. O feijão verde desidratado apresentou boa capacidade de reidratação e os testes sensoriais indicaram a boa qualidade do produto. A grande quantidade de dados experimentais gerados por Medeiros (2004) na secagem do feijão verde  motivou   o tema a ser estudado  nesta dissertação   cujo objetivo  geral  é desenvolver um modelo para descrever a secagem  combinada leito fixo/leito de jorro  de grãos com características semelhantes  feijão verde considerando o encolhimento das partículas e os balanços de massa e energia. O modelo   deve ser capaz de prever o efeito  das condições operacionais  sobre o processo combinado de secagem  e  pode ser  validado   com os  resultados experimentais  obtidos por Medeiros(2004) .

Presidente - 349802 - MARIA DE FATIMA DANTAS DE MEDEIROS
Interno - 1584174 - DOMINGOS FABIANO DE SANTANA SOUZA