Banca de DEFESA: ANA CARLA DA FONSECA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CARLA DA FONSECA FERREIRA
DATA : 27/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DE EFLUENTE DE CARCINICULTURA POR MEIO DE TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO (COAGULAÇÃO-FLOCULAÇÃO) E BIOLÓGICO (LODO ATIVADO)



PALAVRAS-CHAVES:

carcinicultura; tratamento de efluente; coagulação; floculação; coagulante natural; sistema de lodo ativado


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A carcinicultura vem se tornando uma das principais atividades aquícolas devido ao cenário mundial de crescimento populacional e à demanda por novas fontes de alimentos.  No entanto, o crescimento dessa atividade vem acompanhado de uma preocupação, também crescente, em relação aos impactos ambientais gerados pelo volume de efluentes liberados, sem tratamento, nos corpos d’água, sendo o processo de coagulação-floculação e o sistema de lodos ativados ambas opções para tratar efluentes dessas atividades. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de remoção de matéria orgânica de um efluente de carcinicultura, utilizando o processo de coagulação-floculação-sedimentação com dois coagulantes – um comercial (A) e o outro natural à base de Moringa oleifera – em três condições para concentração do coagulante (30, 50 e 80 mg/L) e tempo de decantação (35 min, 1h e 24h). Além disso, paralelamente a esse processo, também foi realizado o tratamento biológico através de um sistema de lodo ativado em escala de bancada, operando com alimentação 200 mL/dia, taxa de reciclo de 1:1 e idade do lodo de 20 dias. Para o tratamento físico-químico, as eficiências máximas de remoção de demanda química de oxigênio (DQO) foram iguais a 78,44% e 77,44%, obtidas com o coagulante natural à base de Moringa oleífera, e o comercial A, respectivamente. A remoção de turbidez foi 68,84 e 97,33% para o coagulante natural e o A, respectivamente. A condição ótima para o coagulante natural e o A foi obtida ao utilizar a menor concentração (30 mg/L) e o menor tempo de decantação (35 min), tornando o processo extremamente viável e promissor, tendo em vista menores custos e tempos de processo. O tratamento biológico apresentou eficiência média de remoção de DQO e carbono orgânico total (COT) de 92,84 e 95,90%, respectivamente; comprovando a eficiência do tratamento por lodo ativado. Conforme a Resolução CONAMA 430/2011, o efluente tratado com os coagulantes A e natural à base de Moringa e o tratamento biológico atenderam às exigências ambientais de descarte em termos de remoção da matéria orgânica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS
Interna - 3214434 - NATHALIA SARAIVA RIOS
Externa à Instituição - EMILIANNY RAFAELY BATISTA MAGALHAES
Externo à Instituição - PEDRO FERREIRA DE SOUZA FILHO
Notícia cadastrada em: 06/08/2021 15:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao