Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEITIANE DA COSTA NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEITIANE DA COSTA NOGUEIRA
DATA : 26/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/mca-regw-iff

PRODUÇÃO DE ETANOL CELULÓSICO SOB ELEVADAS CONCENTRAÇÕES DE POLÍMEROS

Coco verde; milho; polietilenoglicol; etileno óxido-propileno óxido; desintoxicação; etanol.

A conversão de resíduos agroindustriais como a casca de coco verde (CCV) e o sabugo de milho (SM) em etanol é uma alternativa promissora para o Brasil superar impasses industriais, econômicos e ambientais. Entretanto, a produção de etanol celulósico requer um aperfeiçoamento de suas principais etapas: o pré-tratamento, a hidrólise enzimática e fermentação. Para isso, as pesquisas têm mostrado muitas possibilidades. Dentre elas, destaca-se o uso de polímeros como o polietileno glicol (PEG) e seus derivados como coadjuvantes nessas etapas, visto que, além de auxiliar beneficamente o pré-tratamento da biomassa, tem favorecido a atividade enzimática e aumentado a vitalidade, viabilidade e tolerância celular em meio fermentativo com inibidores. Assim, este trabalho avaliou como o tipo de polímero e sua concentração podem influenciar o desempenho de cada etapa. Para isso, utilizaram-se as biomassas CCV e SM (não tratada e pré-tratada em condições hidrotérmica, ácida e alcalina) e SigmaCell celulose, leveduras (Saccharomyces cerevisiae e Kluyveromyces marxianus) e polímeros (Triton X-100, Tween 80, PEG 4000 e EOPO 5800) em diferentes concentrações durante as etapas estudadas. Ainda, foram propostas estratégias fermentativas para integrar essas etapas com uso dos polímeros. Nas fermentações em meio inibitório, os polímeros PEG e etileno óxido-propileno óxido (EOPO) agiram como desintoxicantes, mantendo a viabilidade celular e a produção de etanol semelhante ao controle sem inibidor e polímero. Esse comportamento foi diretamente relacionado com a concentração do polímero até os valores 175 e 100 g.L-1 para o PEG 4000 e EOPO 5800, respectivamente. Na hidrólise enzimática simulada, o PEG e o EOPO aumentaram a atividade celulolítica e a liberação de açúcares fermentescíveis em ambiente rico em lignina. O PEG 400 permitiu utilizar os açúcares presentes no licor do pré-tratamento hidrotérmico pressurizado na sacarificação e fermentação simultâneas (SSF) com sucesso, aumentando o título etanólico de 6,43 g.L-1 (controle sem PEG) para 7,87 g.L-1. Em ambiente ácido, o PEG aumentou a deslignificação do sabugo durante o pré-tratamento. Entretanto, o efeito dos polímeros foi mais pronunciado com a CCV nas etapas subsequentes de hidrólise e fermentação, provavelmente devido ao alto teor de lignina dessa biomassa. Os resultados de SSF com licor e PEG para a CCV pré-tratada ácida e hidrotérmica foram respectivamente 8,8 g.L-1 e 9,3 g.L-1 de etanol, mas esses valores foram superados quando utilizado o coco não tratado (9,7 g.L-1). SSF batelada da CCV não tratada atingiu 89,8% de rendimento mássico de etanol, utilizando 175 g.L-1 de PEG 4000, 20 FPU.g-1 e 108 celúlas.mL-1 de S. cerevisiae. A adição de PEG possibilitou operar a SSF batelada alimentada utilizando até 30% (m/m) de carga de sólidos, 13,3 FPU.g-1 de carga enzimática e 1x108 celúlas.mL-1 de S. cerevisiae, produzindo 35,1 g.L-1 de etanol em 48 h. Portanto, os resultados indicaram que o PEG em elevadas concentrações é uma alternativa para facilitar o processamento da CCV na indústria do etanol celulósico.

Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA
Presidente - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS