Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ROSIANE DE ALMEIDA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ROSIANE DE ALMEIDA ANDRADE
DATA : 11/02/2021
HORA: 07:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Uma análise do efeito dos tensoativos nonilfenol etoxilados na transesterificação do óleo de soja catalisada por CaO derivado de cascas de ovos de galinha.


PALAVRAS-CHAVES:

Biodiesel. Cascas de ovos. Nonilfenol Etoxilado


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O mundo está em constante desenvolvimento e modernização, e um dos efeitos é a utilização de combustíveis fosseis, o que tem gerado uma crise nas reservas desses combustíveis, e principalmente tem causado impactos ambientais devido a sua queima. O biodiesel é derivado de recursos renováveis e tem se tornado mais atraente para o meio ambiente. Pode ser produzido pela reação de transesterificação de vários triglicerídeos (óleos), álcool e um catalisador. O óxido de cálcio (CaO) tem se mostrado promissor na catalisação da transesterificação devido à sua alta atividade catalítica. Para evitar limitações de transferência de massa que retardam a reação, é comum usar um co-solvente. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de tensoativos do tipo Nonilfenol Etoxilados para a reação de transesterificação metílica de óleo de soja catalisado por CaO, ele próprio derivado de casca de ovo de galinha. Até onde sabemos, tal reação envolvendo tensoativos nunca foi relatada anteriormente na literatura aberta. Os tensoativos serão aplicados na reação de transesterificação de acordo com a concentração micelar crítica e os parâmetros da reação: tempo, concentração de catalisador e razão óleo/álcool serão avaliados através de um planejamento experimental 2³. Os óleos obtidos serão testados em motos diesel de combustão interna, a fim de avaliar o consumo e as emissões de gases. E por fim será realizada a avaliação do ciclo de vida do processo de produção do biodiesel.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1415657 - ANDREA OLIVEIRA NUNES
Presidente - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Externo à Instituição - FRANCISCO WENDELL BEZERRA LOPES - UnP
Externo ao Programa - 1566922 - LINDEMBERG DE JESUS NOGUEIRA DUARTE
Notícia cadastrada em: 28/01/2021 16:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao