Banca de DEFESA: EDUARDO WAGNER VASCONCELOS DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO WAGNER VASCONCELOS DE ANDRADE
DATA : 06/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

Osmoporação de fisetina em células de bactérias probióticas (Lactobacillus acidophilus): parâmetros do processo, bioacessibilidade e incorporação em bebida láctea.


PALAVRAS-CHAVES:

lácteos fermentados; microencapsulação; biotecnologia; alimentos funcionais.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Esse estudo propõe a encapsulação da molécula hidrofóbica de fisetina em células de bactérias probióticas Lactobacillus acidophilus via osmoporação. Para tanto, inicialmente a influência de parâmetros selecionados do processo (concentração de fisetina e pressão osmótica) na eficiência de encapsulação foi avaliada. Feito isso, a caracterização estrutural (pelas técnicas FT-IR e DSC), bioacessibilidade das biocápsulas, e manutenção da capacidade acidificante da L. acidophilus em bebida láctea fermentada (sistema-modelo) foram analisados. Os resultados obtidos mostraram maior eficiência de encapsulação (28%) para fisetina a 2 mg.ml-1 e pressão osmótica de 15 MPa. Adicionalmente, as curvas de calorimetria exploratória diferencial (DSC) apontam a internalização de fisetina no citoplasma, bem como, sua adsorção na superfície celular. Ao final da simulação in vitro em ambiente gastrointestinal, a bioacessibilidade da fisetina encapsulada alcançou 45,9%, enquanto na forma livre, apenas 0,7%. As cápsulas de fisetina foram adicionadas em leite e observou-se que o teor de fisetina liberado durante a fermentação láctea aumentou consideravelmente a atividade antioxidante da bebida fermentada (95,3%) por 14 dias e o teor de fisetina encapsulado manteve-se elevado (85%) por 28 dias. Portanto, os resultados demonstram que a osmoporação de fisetina em células de L. acidophilus é uma técnica simples e eficiente para proteção de moléculas bioativas para aplicações na indústria de alimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA FARIAS DE ALMEIDA - UFPB
Externo à Instituição - ANTONIO DE ANCHIETA CAMARA JUNIOR
Externa à Instituição - DANIELLA REGINA ARANTES MARTINS SALHA
Externa à Instituição - LOURENA MAFRA VERISSIMO
Externa ao Programa - 1517220 - MARCIA REGINA DA SILVA PEDRINI
Presidente - 1246737 - ROBERTA TARGINO HOSKIN
Notícia cadastrada em: 21/07/2020 09:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao