Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS VERÍSSIMO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS VERÍSSIMO RODRIGUES
DATA : 12/06/2020
HORA: 13:30
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

Síntese e caracterização de ferritas mistas de níquel e cobre a partir da aplicação do método de complexação combinando EDTA/Citrato.


PALAVRAS-CHAVES:

material cerâmico; ferrita de níquel e cobre; método de complexação; caracterizações.



PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este trabalho consiste nas etapas de síntese e caracterização da ferrita mista de níquel e cobre (NixCu1-xFe2O4), com presença relativa de níquel variando de 0 a 100%, em intervalos de 20% cada. Como método de obtenção, optou-se pela complexação por meio do uso de EDTA ácido e ácido cítrico como agentes quelantes. Uma vez iniciado o processo com a dissolução do EDTA em hidróxido de amônio, a 40 ºC por quinze minutos em agitação, nitratos hidratados de ferro III, cobre II e níquel II, em proporções estequiométricas, foram adicionados. Após mais quinze minutos, ácido cítrico foi inserido na mistura, de modo que proporção entre o EDTA, ácido cítrico e os cátions metálicos corresponda à 1:1,5:1, e esta foi aquecida a 80 ºC. Com a formação de um gel, os precursores organometálicos foram levados à mufla a 230 ºC por três horas e, posteriormente, calcinadas por quatro horas em três diferentes temperaturas, 500 ºC, 600 ºC e 700º C, gerando 18 amostras distintas. Realizou-se então a difratometria de raios X (DRX) nas amostras em duas rotinas, uma mais rápida e outra mais lenta, com o objetivo de obter o perfil da estrutura cristalina e compará-la com modelos oriundos do programa Xpert e refinados no GSAS/EXPGUI. Também foram performadas microscopias eletrônicas de varredura (MEV) em dois aparelhos diferentes, para faixas de ampliação distintas: um aparelho de bancada e um com canhão por emissão de campo (FEG), acoplado a um espectroscópio de energia dispersiva (EDS). Em ambos casos, obteve-se imagens da cerâmica sintetizada e, com o auxílio do EDS, a razão entre os componentes atômicos de cada ferrita analisada. Como resultado do DRX e o refino, pôde-se avaliar que os picos apresentam maior nitidez na temperatura mais elevada de queima, correspondência ao resultado exibido nas cartas para as substâncias no Xpert e não foi observada formação de mais de uma fase no produto final. No tocante às microscopias, o método de bancada produziu imagens com resolução pequena, visto que o material sintetizado possui dimensões inferiores às limitações do aparelho. No MEV-FEG, porém, foi possível enxergar o material formado, cujo tamanho é nanométrico e forma, em alguns casos, uma estrutura octaédrica. A fim de avaliar o uso do sólido obtido, este trabalho recomenda mais caracterizações e estudos de aplicação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2929066 - ANDRE LUIS LOPES MORIYAMA
Interno - 349801 - CARLSON PEREIRA DE SOUZA
Externa à Instituição - SUYLAN LOURDES DE ARAÚJO DANTAS
Externa ao Programa - 013.567.564-25 - YARA FELICIANO GOMES - UFRN
Notícia cadastrada em: 02/06/2020 14:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao